Skip to main content

Você sabe quais são as principais flores do Pantanal?

O Pantanal é rico em flores, e possui espécies que florescem ao longo de todas as estações do ano. Seja as espécies que se fixam em grandes árvores, arbustos ou até mesmo as ervas pelo chão, no bioma é possível observar uma diversidade de cores que pintam uma das paisagens mais belas do Brasil.

Para que você consiga cultivar as principais flores do Pantanal, separamos neste artigo informações sobre esse importante sistema que ocupa boa parte do Centro-Oeste brasileiro, e apresenta diversidade de formações vegetais e características peculiares do clima local.

Falaremos também das paisagens e sua dinâmica, e das principais flores do Pantanal, como as Bromélias, Samambaias, Orquídeas e muitas outras opções possíveis de serem cultivadas em casa. Então, se você busca ter um pedacinho do que é o Pantanal no seu próprio ambiente, não deixe de conferir o nosso artigo e escolha seguir as nossas dicas para deixar a sua casa ainda mais viva e colorida!

Sobre o Pantanal

Afinal, quais são as características do Pantanal?  Leia abaixo sobre sua localização, fauna, clima, paisagem e outras informações para conhecê-lo melhor e saber como criar um ambiente propício para cultivar suas flores.

Onde fica o Pantanal?

O Pantanal não é um bioma exclusivo do Brasil e ele se localiza, em sua maioria, na região Centro-Oeste do país, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, passando as fronteiras e fazendo parte de países como a Bolívia e o Paraguai. Dentre os biomas brasileiros, o Pantanal é o mais preservado proporcionalmente, apresentando uma variedade de flora e fauna nativas.

 

Localização do Pantanal / Foto: Concursos no Brasil.

 

Quais são as características da fauna e flora do Pantanal?

No Pantanal, existem ao menos 4.700 espécies, sendo 3.500 espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção.

 

Ariranhas / Foto: Gustavo Figueirôa.

 

Sendo assim, o Pantanal é um bioma extremamente rico e consiste no lar principal de jacarés, capivaras, ariranhas e onças. Além desses animais, é possível encontrar diferentes espécies de cobras, lagartos e variados peixes, além de diferentes espécies de animais aquáticos, visto que nesse sistema a água é abundante.

 

Como é o clima do Pantanal?

Apesar de suas características, o Pantanal é um bioma frágil e altamente dependente da água. O regime hídrico depende das chuvas locais e, principalmente, daquelas que ocorrem nas cabeceiras dos principais rios, sendo que as grandes cheias são comandadas principalmente pelo Rio Paraguai.

 

Foto: Gustavo Figueirôa.

 

Não há regularidade e exatidão dos meses secos e chuvosos, mas geralmente podemos dividir as estações entre:

Estação chuvosa: verão (novembro a março), com os meses entre dezembro e janeiro apresentando o auge da precipitação. (Clique aqui e saiba mais)

Estação seca: outono e inverno (abril a setembro). Entre abril a julho, é a época conhecida como vazante, pois corresponde ao período em que a água está escoando de volta para os leitos dos rios. Já os meses de agosto e setembro correspondem ao auge do período seco (Clique aqui e saiba mais)

 

Formações vegetais no Pantanal

Podemos dizer que o Pantanal é uma matriz de campos alagáveis propícias para pastejo, tanto para animais silvestres quanto para o gado, uma vez que a sua vegetação envolve muitas gramíneas nativas e plantas herbáceas, que são limitados por formações com árvores de médio porte, arbustos e plantas rasteiras, prevalecendo a amplitude do campo e um horizonte bastante plano, a depender da altitude do terreno.

 

Principais flores do Pantanal

Agora que você conhece as principais características do bioma, que tal ficar por dentro das principais flores do Pantanal? Leia abaixo as suas características, espécies e confira as dicas de como cuidar de uma vegetação dessa na sua própria casa.

Bromélias

As Bromélias são bonitas e têm uma cor alaranjada mais alegre, além de serem fáceis de cuidar e se adaptarem com praticidade a qualquer ambiente. Ideais para pessoas que moram em apartamentos e não podem contar com espaços mais amplos, essas flores do Pantanal necessitam apenas de um vaso pequeno para serem cultivadas em casa.

 

Bromelia balansae / Foto: Fabiana Rocha.

 

Para plantar Bromélias, você vai precisar de um vaso pequeno, de preferência com furos na parte de baixo para evitar o acúmulo de água. Quanto ao melhor local para colocá-la em casa, dê preferência a um ambiente  em que haja exposição ao sol pela manhã, horário em que os raios solares não sejam tão intensos. A rega deve ser feita de forma frequente, de maneira que o solo fique sempre úmido, tomando cuidado para não acabar encharcando o vaso.

No mercado, você também vai encontrar as bromélias aéreas que são vendidas junto a um pedaço de madeira, e é importante saber que elas não devem ser plantadas no solo, pois são cultivadas junto de uma outra planta, como é o caso das orquídeas.

 

Samambaias

As Samambaias são plantas extremamente resistentes e, devido a essa característica, é ideal para pessoas que querem plantar uma vegetação que não demanda grandes cuidados. No Pantanal, elas ocorrem em vários ambientes, inclusive no Maciço do Urucum e na Serra do Amolar. Ótima para decorar a sua casa, as samambaias vêm se tornando populares entre as pessoas que desejam cultivar a planta em vasos ou até em paredes do ambiente.

 

Foto: Reprodução – Conexão Planeta.

 

Quando pensamos em iluminação, as samambaias preferem locais que não recebam raios de sol de forma direta, assim, prefira instalar seus vasos em locais com boa iluminação mas sem a incidência direta de luz e em locais sem muitas correntes de ar. Colocar o vaso em corredores ou paredes da sua casa é uma ótima opção para a sua decoração.

A rega também deve ser feita de forma frequente, pois essa planta gosta de solo mais úmido. Uma dica importante é evitar a instalação dos pratinhos embaixo, pois podem provocar o acúmulo de água.

 

Orquídeas

A orquídea é uma planta que gosta bastante de sol, por isso, é importante que o seu vaso seja deixado em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Você deve priorizar a incidência do sol pela manhã sobre a planta, mas quanto ao período da tarde, apenas a incidência indireta é o suficiente para cuidar delas. No Pantanal, ocorrem várias espécies de orquídeas, tanto de solo quanto de epífitas, algumas delas são Catasetum sp., Cattleya sp. e Vanilla sp., esta última é do gênero que se extrai a baunilha.

 

Vanilla sp. / Foto: Reprodução – Flickr.

 

Quanto a escolha do vaso, é interessante que você opte por uma opção em cerâmica ou barro ao invés dos de plástico, uma vez que eles são mais porosos e evitam o acúmulo excessivo da água em seu interior. As orquídeas necessitam de solos mais férteis em comparação a outras plantas, de forma que será necessário investir em adubos para manter a sua boa aparência.

Durante o verão ou dias mais quentes, é recomendado que a rega seja feita ao menos duas vezes na semana, enquanto que nos dias frios de inverno, a irrigação dessas flores do Pantanal pode ser feita apenas uma vez na semana que é o suficiente para as orquídeas.

 

Flor de maracujá

A flor de maracujá é uma planta de clima tropical, portanto sua instalação deve ser feita em ambientes com bastante incidência solar. Por ser uma flor do Pantanal, que conta com distintas espécies, ela deve ter o solo bem drenado e leve, sem excesso de umidade. É importante que sua irrigação seja feita apenas quando a terra estiver seca.

 

Foto: Reprodução – Casa e Jardim.

 

Quanto à iluminação, a espécie necessita de, pelo menos, seis horas de sol por dia, preferindo a incidência logo pela manhã. Tenha em mente que a sua floração dura pouco, então se a flor murchar de um dia para o outro, não se assuste, pois esse é um processo comum para a Flor de maracujá.

Além de apresentar belas flores do Pantanal, a flor de maracujá também produz frutos deliciosos que você pode aproveitar para preparar sucos ou doces na sua própria casa.

 

Aguapé

O aguapé é uma planta bem resistente do Pantanal e costuma tolerar variação quanto ao nível da água, bem como regas irregulares, variações de nutrientes, de pH do solo, de temperatura e até mesmo de substâncias tóxicas. Várias espécies de aguapé ou “parentes” dele, ocorrem no Pantanal, e são adequadas para comporem laguinhos que podem ser montados em vasos amplos, bem como em áreas externas e jardins, para aqueles que moram em casas térreas.

 

Foto: Reprodução – G1.

 

Por formar vegetação rasteira e altamente dependente da água, ela pode ser cultivada facilmente em vidrinhos pendurados em apartamentos. Sua flor violeta é uma ótima aliada para quem busca decorações mais exóticas e exuberantes para o lar. A planta ainda pode servir como cortina para os raios solares, deixando o ambiente ainda mais fresco.

 

Vitória-régia

A Vitória-régia é uma planta do Pantanal com lindas flores, que vive em meios aquáticos, suas folhas são circulares com bordos elevados que ficam na superfície da água, podendo alcançar 2,5 metros de diâmetro. As folhas ficam presas ao caule em solo subaquático por meio de longos pecíolos, sendo uma planta de cultivo delicado.

 

Foto: Reprodução – Bichos do Pantanal.

 

Assim, o cultivo em casa pode ser um pouco difícil, visto que ela necessita de um ambiente bem quente e úmido, não tolerando o frio. Lojas de aquarismo comercializam plantas jovens de Vitória-régia e que podem ser cultivadas em vasos amplos, não muito fundos, e também em pequenos lagos que podem ser montados em jardins de residências. É importante colocar alguns peixinhos  nesses vasos ou laguinhos, para que comam as larvas indesejadas de mosquitos no local. Os lambaris, por exemplo, são excelentes para este fim.

 

Ipê

Os ipês são árvores extremamente comuns no território brasileiro, e no  Pantanal, suas árvores são conhecidas por produzirem lindas e intensas floradas nas cores amarelo, branco e rosa. Por ser uma planta alta, com árvores de 20 ou 30 metros de altura, seu cultivo é adequado apenas em casas mais amplas com jardins ou em chácaras.

Caso você deseje plantar o ipê em um vaso, a dica é apostar em um recipiente de pelo menos 50 litros,instalado em um espaço suficiente para a árvore de ipê se desenvolver. Caso opte especialmente por uma muda, o recomendado é fazer a adubação na cova antes de fazer o plantio para garantir um crescimento saudável.

 

Tuiuiú com seu ninho em um Ipê / Foto: Amaury Antônio Alves dos Santos.

 

Conte também com um sistema de drenagem no fundo do vaso de argila expandida ou brita para evitar que as raízes acabem ficando em contato com a água e apodreçam. Ela é uma planta que necessita de bastante ventilação e incidência solar, então prefira instalar o seu vaso na parte externa da sua casa.

O Pantanal conta com solos mais arenosos e, por isso, as plantas não necessitam de grandes quantidades de rega e nem de nutrientes especiais, de forma que a maioria de suas flores são passíveis de serem cultivadas em casa, seja em ambientes maiores ou com pouco espaço, como é o caso dos apartamentos.

A nossa biodiversidade pantaneira é imensa e esse bioma é um sistema extremamente rico em fauna e flora, de forma que apresenta variadas espécies tanto de animais quanto de plantas. Então, se você quer ter um pedacinho do bioma perto de você e levar essa  natureza para sua casa, não deixe de seguir as nossas dicas para cultivar as flores do Pantanal!

Quer ajudar a proteger toda essa biodiversidade do Pantanal? A melhor maneira é doando qualquer valor. Clique aqui e apoie nosso trabalho.