Skip to main content

O Mato Grosso do Sul é caracterizado pelas suas formações e relevos paisagísticos tais como a planície do Pantanal e os planaltos ao redor, como Bodoquena, Amolar, Urucum, Itiquira, Maracaju, sendo que estes últimos formam uma parte da Serra de Maracaju, uma área muito importante do estado. 

Quer entender mais? Confira o texto e conheça suas características e importância. 

 

Características Naturais

A Serra do Maracaju é um importante relevo paisagístico, além de ser uma região considerada bastante diversa em formações geológicas com importantes faixas de vegetação nativa. 

 

Serra de Maracaju / Foto: Divulgação – Alta Montanha.

 

Com 650 km de extensão, a Serra faz divisa com o Paraguai, e vai da região sul do estado do MS no interior do município de Ponta Porã até a região norte do território.

Um fato interessante é que a Serra de Maracaju serviu de abrigo e proteção para inúmeros povos durante a Guerra do Paraguai, sendo vista, até hoje, como um local de proteção para os Guaranis. A história do local também pode ser compreendida na música de Almir Sater.

Mas sua importância se dá, principalmente, pelo fato de ser a divisa entre Cerrado e as planícies do Pantanal sul-matogrossense.

 

Localização da Serra / Foto: Artigo: As paisagens e as dinâmicas territoriais na Serra de Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brasil.

 

Por isso, se torna um ambiente bastante complexo, abrigando uma enorme variedade de fauna e flora, com uma influência – direta e indireta – de 3 biomas: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, apresentando diferentes paisagens e relevos, com altitudes não muito elevadas, que variam de 200 a 750 m. 

Em determinadas regiões da Serra, como é o caso dos morros e escarpas de Aquidauana, onde há a alta declividade do relevo e onde são encontradas áreas de vegetação mais preservadas, é possível observar as diversas funções ecológicas que o local exerce, como a ciclagem de nutrientes, formação do solo, abrigo para a biodiversidade e até a regulação dos recursos hídricos

Além disso, se destaca devido a quantidade de mananciais e nascentes de rios, que são drenados por vários cursos de água em direção ao rio Paraguai. Sua vegetação é formada predominantemente por savana, ou seja, com gramíneas altas, arbustos, árvores características do cerrado (curtas com troncos bastante retorcidos), entre outros.

 

Serra de Maracaju e o Rio Aquidauana / Foto: Henrique Kawaminami.

 

Infelizmente, a Serra de Maracaju sofre muito com os impactos negativos provocados pelas ações humanas devido a pressão agrícola, pecuária e do uso de terra, tornando a área bastante ameaçada em relação a conservação da vegetação nativa e dos reservatórios de água, principalmente nas regiões mais aplainadas. 

 

Ecoturismo 

Pelo fato de sofrer grandes ameaças, o ecoturismo é um grande aliado na preservação desse ambiente tão importante. São inúmeros os recursos naturais do local  contando com diversas cachoeiras, cânions e trilhas, o que confere a Serra de Maracaju um enorme potencial para o turismo de natureza

Um dos locais mais procurados, é o mirante do Morro do Paxixi em Aquidauana, um local bastante acessível para quem ama paisagens e um belo pôr do sol, além de poder observar diversos tipos de relevos característicos, como campos, veredas, afloramentos rochosos e ainda conta com o privilégio de avistar uma grande parte do Pantanal.

 

Morro do Paxixi / Foto: Divulgação – Classe Turista.

 

Aquidauana é um lugar para se aventurar, observar a fauna e flora, contemplar paisagens naturais incríveis. Devido seus relevos escarpados (bordas de planalto com um declive bastante evidente), ocorre a formação de belíssimas quedas d’água e cachoeiras, além da vegetação nativa preservada.

 

Cachoeira em Aquidauana / Foto: Divulgação – Classe Turista.