Skip to main content

Dicionário Pantaneiro: Comitivas Pantaneiras

Por 12 de janeiro de 2023Dicionário Pantaneiro

Comitiva é uma viagem onde peões levam cabeças de gado de um lugar para outro. No Pantanal, são geralmente realizadas para levar o gado de áreas mais baixas até áreas mais altas durante o período de cheia, ou quando cabeças de gado são vendidas e precisam ir para outras fazendas.

Cada peão possui uma função para isso, sendo essas, o de ponteiro guiando os bois na frente, o meeiro, fica responsável por acompanhar o gado do meio ao final e o culateiro, responsável por guiar o final do gado, sendo esse, normalmente, o próprio comissário. Há também o “cozinheiro da comitiva“, que vai à frente, abrindo caminho para montar o acampamento e esperar o grupo com a comida pronta.

As comitivas ocorrem há mais de 2 séculos, porém isso tem mudado, já que a criação de gado intensiva está substituindo a pecuária tradicional. Além disso, quando as comitivas começaram, não existiam estradas como as de hoje, então o transporte que acontecia durante dias e até meses atravessando a planície pantaneira está sendo substituído por horas em caminhões. 

Mas, ainda existem algumas regiões do Pantanal que realizam essas viagens. É possível acompanhar uma comitiva pantaneira através de passeios turísticos,e vivenciar um pouco dessa  experiência. Para informações sobre esse tipo de passeio, clique aqui.

Quer saber mais sobre as comitivas? Clique aqui e descubra!

Cozinheiro preparando a comida com o acampamento já montado. Foto: Registros do livro “Viagem a bordo das comitivas pantaneiras”.