Skip to main content

Dicionário Pantaneiro: Chamamé

Por 2 de outubro de 2023Dicionário Pantaneiro

O Pantanal é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, abrigando uma variedade incrível de flora e fauna. Além disso, a cultura pantaneira é igualmente fascinante, com suas tradições, costumes e até mesmo seu “próprio dicionário”. 

 

Um dos componentes dessa cultura é o “Chamamé”. Vamos descobrir o que é?

Foto: Portal Educativa – MS.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/03/29/sancionada-lei-que-da-a-campo-grande-o-titulo-de-capital-nacional-do-chamame/chamame_campo_grande_03.jpg

 

O que é Chamamé?

 

O Chamamé é uma palavra que tem raízes profundas na cultura pantaneira. É um termo que representa uma celebração, uma festa, um momento de alegria compartilhado entre amigos e familiares. 

 

O Chamamé é a própria expressão que valoriza momentos de celebração. Isto vem da música!

 

Afinal, chamamé também é um estilo musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai, Uruguai e Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Origem do termo Chamamé

 

O Chamamé, um estilo de música popular de origem Guarani. Porém, a origem do termo Chamamé é incerta, mas acredita-se que ele tenha raízes indígenas e espanholas.  É uma palavra que evoca uma sensação de calor, aconchego e alegria.

 

Campo Grande: Capital Nacional do Chamamé

 

O chamamé desempenha um papel vital na cultura sul-mato-grossense e na construção da identidade do Estado. Em 2022, Campo Grande, a capital do Estado de Mato Grosso do Sul, recebeu o título de Capital Nacional do Chamamé por meio da lei 14.315.

 

Esse reconhecimento não só ressalta a importância do Chamamé em Mato Grosso do Sul, mas também o coloca em destaque em nível nacional.

 

A verdade é que o chamamé não é apenas uma palavra no dicionário pantaneiro: é uma parte essencial da identidade cultural da região. Essas celebrações não são eventos raros; elas acontecem regularmente. É um modo de vida no Pantanal, uma maneira de celebrar a beleza e a riqueza da terra e da comunidade.

 

Tanto que existem diversos festivais várias vezes no ano. Clique aqui e confira um site que anuncia estes momentos!

 

Para finalizar este texto, que tal escutar uma música típica de chamamé? Clique aqui e escute. 

Conheça mais sobre a nossa série de blogposts do Dicionário Pantaneiro clicando aqui!