Skip to main content

Dicionário Pantaneiro: Sopa Paraguaia

Ao contrário do que o nome sugere, a sopa paraguaia não é líquida e sim um tipo de bolo de milho salgado. Este prato é muito consumido no Paraguai, Mato Grosso do Sul e no nordeste argentino. Além da farinha de milho, ingredientes como o leite, óleo, queijo em abundância e cebola, assado em forno comum ou de barro.

A origem deste nome não é totalmente conhecida, porém, historiadores contam que o presidente do Paraguai, em meados de 1840, gostava de uma sopa branca conhecida como “Tykueti”. Em determinado momento, um cozinheiro errou durante o preparo da sopa e acrescentou mais farinha de milho que o necessário, assim, decidiu cozinhar no forno, formando um bolo, e por isso, batizaram de sopa paraguaia.

Há também outra versão de sua origem, onde soldados do Paraguai costumavam comer a sopa, porém com a dificuldade de levar alimentos líquidos ao campo de batalha, alguns ingredientes foram adicionados para deixá-la sólida e torná-la mais consistente.

Apesar disso, a sopa ficou muito popular no Pantanal quando alguns paraguaios vieram ao Mato Grosso do Sul e por isso, se tornou um prato típico do Pantanal.

Se interessou nesta receita? Fica de olho, que em breve postaremos ela completa em nosso instagram!

 

Sopa Paraguaia / Foto: Luna Garcia.