Skip to main content

Conheça a Jaguar Parade Brasil

Por 5 de setembro de 2019novembro 30th, 2020Conservação, Eventos

Você já viu o fenômeno das onças-pintadas que irão invadir a cidade de São Paulo? As estátuas que fazem parte da Jaguar Parade Brasil, estão sendo pintadas pelos mais diversos artistas e prometem voltar os olhares paulistanos para a conservação da espécie por meio da arte urbana!

Foto: Jaguar Parade Brasil

AS ONÇAS PRECISAM DE ATENÇÃO 

Por tratar-se de um animal topo de cadeia, ou seja, que não conta com predadores naturais, as onças-pintadas necessitam de grandes áreas preservadas para sobreviver. Atualmente, a população de onças-pintadas no mundo já reduziu-se drasticamente por conta de alterações ambientais como desmatamento, queimadas e poluição, mas também pela ação direta do homem, que continua praticando a caça de forma ilegal. Originalmente, a onça-pintada habitava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.

Lutar contra as ameaças sofridas pelo animal é indispensável para garantir a sobrevivência da onça-pintada e integridade dos ecossistemas. Por isso, a Jaguar Parade Brasil conta com o auxílio de ONGs parceiras, que trabalham ativamente na conservação da espécie.

Foto: Adriano Gambarini

SOBRE A JAGUAR PARADE BRASIL

Seguindo a mesma dinâmica de eventos consagrados mundialmente, a Jaguar Parade SP 2019 age como um poderoso veículo de conscientização. O intuito do evento é espalhar a mensagem de preservação da onça-pintada e de seu ecossistema, por meio da arte pública, nas principais ruas e avenidas de São Paulo. 

Por trazer elementos completamente diferentes dos já conhecidos pelos habitantes e visitantes da maior cidade do Brasil, a intervenção artística causa um impacto muito maior do que outras ações já realizadas. As  estátuas em tamanho aumentado, com pinturas que variam entre o colorido, branco e preto, minimalista, exagerado, geométrico, mas sempre muito chamativas, se destacam no cenário cinza da metrópole e atraem os mais diferentes olhares. 

Foto: Jaguar Parade Brasil

Mas, não é apenas chamando a atenção do público que o evento pretende conservar as onças. Ao final do projeto, as obras serão leiloada e parte do dinheiro arrecadado será destinado às ONGs parceiras. Dentre as organizações, estamos nós do SOS Pantanal, que faremos bom uso dos recursos para auxiliar na conservação da onças em nossa área de atuação.

COMO OS PAULISTANOS PODEM PARTICIPAR? 

Dentro do cronograma da Jaguar Parade Brasil, que encontra-se no site oficial, existem as etapas das quais o público pode participar. 

Até o dia 22 de setembro, qualquer pessoa que estiver passando pelo Market Place-Iguatemi (em São Paulo), pode acompanhar as pinturas das estátuas ao vivo no ateliê do shopping. Dentro do espaço, os artistas decoram suas obras sob os olhares curiosos dos visitantes, que podem tirar fotos, conversar com os pintores e entender um pouco mais sobre o processo criativo de cada um.

Artista Cissa Raphael. Foto: Jaguar Parade Brasil

Dentre os dias 25/10 e 23/11, mais de 80 obras ficarão expostas nos principais pontos da cidade! Então, muitas pessoas nem precisarão mudar sua rota para conhecer de perto as onças pintadas. No caminho de casa até o trabalho pode haver uma estátua belíssima, da qual poderão tirar fotos, postar nas redes sociais e aumentar a geração de conhecimento sobre o status e preservação da espécie.

Artista Tânia Turcato com sua onça. Foto: Jaguar Parade Brasil

TODA AJUDA É BEM-VINDA!

No fim das contas, todos podem ajudar. Basta conhecer o projeto, aprender com ele, admirar a beleza das estátuas, lembrando sempre da beleza e importância do animal vivo em seu habitat, que é parte indispensável do ecossistema que o engloba. 

Nós, do SOS Pantanal, temos o maior orgulho da parceria que firmamos com a Jaguar Parade Brasil, pois o evento une arte e conservação de uma forma singular, impactando as pessoas sem tirá-las de sua zona de conforto, mas gerando a comoção necessária para trazer boas mudanças ao cenário atual. Visto que comunicação é um dos nosso principais pilares de atuação, acreditamos que essa união é extremamente coerente com o nosso principal objetivo: proteger o Pantanal e toda a biodiversidade aqui presente.

Foto: Jaguar Parade Brasil