O PANTANAL PRECISA DE VOCÊ

Informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

VOLTAR

Confira como foi o leilão beneficente da Jaguar Parade Brasil

Sem categoria

Na última sexta-feira, 29 de novembro, rolou a última etapa da Jaguar Parade Brasil: o leilão beneficente. Estrategicamente pensado para acontecer no Dia Internacional da Onça-pintada, o evento fechou com chave de ouro o incrível movimento artístico e contou com a presença de artistas, empresários, apoiadores, além dos muitos interessados no arremate das onças. 

Foto: Jaguar Parade Brasil

Ao todo, foram vendidas 46 obras, que geraram R$631.500,00. Metade do valor arrecadado está sendo destinado ao SOS Pantanal, Onçafari, Ampara Animal e Panthera Brasil, para que possamos continuar o árduo, porém gratificante trabalho de conservação das onças-pintadas. 

A CAUSA

A onça-pintada é um animal topo cadeia, ou seja, necessita de grandes áreas preservadas para sobreviver, auxiliando assim no equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Por isso, reduzir ameaças como o desmatamento, caça ilegal e poluição é fundamental para proteger o animal, seu habitat e todos os seres vivos que o cercam.

Foto: Gustavo Figueirôa

Originalmente, a onça-pintada ocorria desde o sudoeste dos Estados Unidos até a região central da Argentina. Hoje, ocorre desde o México, já com dificuldades para ser encontrada, até o norte da Argentina. Está presente em quase todo o Brasil, que possui a maior população de onças-pintadas do mundo. 

Apesar de já ter sido extinta em diversos lugares onde ocorria, o Brasil abriga cerca de 50% das populações de onça ainda existentes. A Amazônia, atualmente, é o maior refúgio para onças ao longo de sua distribuição, seguida pelo Pantanal. Porém, em biomas como a Mata Atlântica e a Caatinga, a espécie corre grave risco de extinção.

No geral, o felino está ameaçado de extinção e é considerado como “vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio, 2018). Já de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, 2018), consta como “quase ameaçado”.

Então, a onça-pintada foi sabiamente selecionada para protagonizar a Jaguar Parade Brasil, trazendo a arte urbana à favor de sua conservação. 

LEILÃO COMO FERRAMENTA PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 

Após todo o período de exposição e interação com os cidadãos paulistanos, entre os meses de agosto e novembro de 2019, a Jaguar Parade realizou o leilão das onças, fechando o movimento artístico com categoria. 

Foto: Jaguar Parade Brasil

Artistas, apoiadores, conservacionistas, empresários e interessados em arte se uniram num lindo evento realizado no Hotel Unique, em São Paulo. A confraternização foi um grande sucesso, garantindo diversos arremates e bastante satisfação! 

Para o SOS Pantanal estavam disponibilizadas 6 onças, ou seja, 50% do valor arrecadado com a venda dessas 6 estátuas seriam destinadas apenas para a nossa organização. Felizmente, todas foram bem disputadas e arrematadas, fazendo da captação de recursos para o SOS uma iniciativa bastante efetiva. Agora, temos mais recursos para investir na defesa e proteção do Pantanal, que é um dos principais biomas habitados pela espécie.

Gostaríamos de agradecer aos artistas, que fizeram trabalhos incríveis, aos compradores, aos patrocinadores: Top Clip, Banco BMG, Hotel InterContinental, Arquitech, Pandhora e Quantum Life, e, principalmente, a Jaguar Parade Brasil, por ter nos dado a oportunidade de participar de um movimento artístico tão brilhante quanto este! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *