Skip to main content

MICRORREGIÕES PANTANEIRAS: ABOBRAL

Por 5 de março de 2021março 27th, 2021Microrregiões Pantaneiras, Notícias

Apesar de ser um bioma único, o Pantanal é formado por 11 microrregiões! Cada uma possui diferentes características naturais e pode abrigar distintas espécies de animais, que variam de acordo com as condições da região. E, para que você conheça todas, nós explicaremos uma a uma no decorrer das semanas! 

 

Pantanal de Abobral

A microrregião do Abobral compreende uma área de 2.833 km2 , localizada no Mato Grosso do Sul.

O pantanal de Abobral é a menor microrregião, limitando-se ao vale do Rio Abobral e, parcialmente, do Rio Negro. Tem como limites os pantanais da Nhecolândia, de Miranda, de Nabileque, de Aquidauana, Paiaguás e Paraguai. Por ser uma região mais baixa, com apenas 90 metros de altitude, é uma das primeiras a se alargar totalmente durante as cheias, podendo permanecer com seus campos alagados por até 6 meses, deixando os pastos parecidos com grandes lagoas, e as sedes de fazendas parecendo pequenas ilhas.

Faz. São Bento ilhada. Foto: Daniel Marinho

O nome Abobral se deve ao fato da época de colonização, produzia-se abóboras nos capões de mata.

Apesar de pequena, a microrregião de Abobral tem muitas características únicas. Repleto de corixos, lagoas, capões e cordilheiras, Abobral é lar de diversas espécies de animais e encanta com suas paisagens.

 

Vegetação típica

A vegetação predominante são savanas e campos bem parecidos com os do pantanal de Aquidauana. São comuns grandes campos limpos extensões intercalados com pequenos capões (bosques) e campos levemente sujos, cobertos por capim-mimoso (Axonopus purpusii), capimmimoso-de-talo (Hemarthria altíssima) e capim felpudo, esse último uma pastagem natural que é muito utilizada pelos fazendeiros. 

Fonte: CONFAP

Turismo

O turismo em Abobral vem crescendo significativamente, estimulando uma melhor estruturação dessa atividade. A microrregião constitui um pantanal belíssimo, com grande diversificação da fauna e flora e, por entender a importância ecológica do local, existe um interesse em se criar uma área de proteção ambiental/APA na unidade. 

 

O Rio Abobral

O Rio Abobral, que dá nome à microrregião, pode ser considerado mais um corixo do que um rio, pois chega a secar, mas, inversamente, na época das cheias o único meio de acesso possível é através de navegação pelo rio que, de tão largo, fica difícil encontrar sua calha. 

Durante as estações chuvosas, os pastos viram lagoas e as sedes das fazendas ficam ilhadas, tornando a paisagem ainda mais curiosa.

Rio Abobral – Foto: Expedição Andando por Aí

O Pantanal é cheio de surpresas e paisagens diferentes, e o Abobral é uma dessas belezas!

 

Texto por: Fernanda Sá