Skip to main content

Rafa Kalimann volta ao Pantanal para conhecer as Brigadas Pantaneiras

Nesta última semana, entre os dias 15 a 19 de outubro, tivemos o prazer de levar a Rafa Kalimann, madrinha do programa #BrigadasPantaneiras, até o Pantanal norte para conhecer de perto o trabalho das brigadas que realizamos por lá. Foram 4 dias rodando pelos pantanais de Poconé e Barão de Melgaço, no Mato Grosso.

Primeiro, a onças!

Nossa primeira parada foi no Porto Jofre, região conhecida pelos avistamentos de onça-pintada. Ficamos hospedados no Pantanal Jaguar Camp, e fomos guiados pelo Ailton Lara, guia e grande conhecedor das onças do Pantanal. O objetivo da visita foi mostrar a importância do ecoturismo, a principal fonte de renda na região. A observação de onças-pintadas ocorre principal dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, uma Unidade de Conservação que abriga a maior concentração de onças do mundo todo! Passamos o dia todo no rio atrás dos felinos, e tivemos a sorte de observar de pertinho 3 deles.

Passamos mais de 4 horas observando 2 onças-pintadas. Foto: Gustavo Figueirôa

Durante o tour no rio, encontramos o fotógrafo de natureza e parceiro do SOS Pantanal, Henrique Olsen. Henrique nos contou haver registrado recentemente uma nova onça na região, e por ser o primeiro a fotografá-la, ele tinha o direito de batizar o animal. Após uma conversa rápida com nosso parceiro, ele aceitou batizar a nova onça com o nome “Kalimann”, em homenagem a nossa madrinha.  “A Rafa é madrinha e apoia o trabalho das Brigadas Pantaneiras nos últimos anos. Esse, por sua vez, é um programa da S.O.S Pantanal, que atua na prevenção e no combate de incêndios nesse bioma tão rico, mas tão fragil. Que a Kalimann seja mais uma dessas estrelas felinas aqui do Pantanal e que chame ainda mais a atenção para a necessidade de conservar a casa delas”, disse o fotógrafo.

Sesc Pantanal – o complexo de conservação do Pantanal

Após nossa rápida visita ao paraíso das onças, seguimos viagem até o Hotel Porto Cercado, do SESC Pantanal. O hotel é um verdadeiro exemplo de inovação e sustentabilidade, visto que quase toda a energia utilizada vem de painéis solares, todos os resíduos são destinados de maneira correta, os alimentos são produzidos na horta ou comprados de produtores locais, além de todo o trabalho de conscientização e apoio às comunidades do entorno.

Equipe SOS Pantanal, Sesc Pantanal e Rafa Kalimann com seu irmão Renato Freitas.
Foto: Raphael Moraes

O complexo do SESC Pantanal também conta com a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Brasil, uma Unidade de Conservação privada de 108 mil hectares. A RPPN possui parcerias com universidades nacionais e internacionais, instituições de pesquisa, escolas, organizações da sociedade civil de interesse público, dentre outras, para o apoio à projetos de pesquisa científica na reserva sobre a fauna, flora, recursos hídricos, solos, clima, turismo, organização social e educação ambiental. Além da RPPN e do Hotel, fazem parte do SESC Pantanal o Parque Sesc Baía das Pedras, com 4.200 hectares; o Sesc Poconé, com 4.350 metros quadrados; o Parque Sesc Serra Azul, com 5.700 hectares; e a Base Administrativa, em Várzea Grande, vizinha a Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

No primeiro dia, Rafa participou de uma roda de conversa com ribeirinhos do entorno da RPPN Sesc Pantanal, que fazem parte da Rede de Agentes Voluntários contra incêndios. A rede é uma iniciativa do Sesc Pantanal, em parceria com a SOS Pantanal e Fundação Pró-Natureza (Funatura), que capacita e equipa os pantaneiros para o primeiro combate ao fogo, permitindo uma rápida resposta aos pequenos focos de incêndio para que não se alastrem pelo bioma.

Roda de conversa com a Rede de Agentes Voluntários contra incêndios. Foto: Raphael Moraes

Brigada Pantaneira São Pedro de Joselândia

Em nosso último dia no Pantanal fomos até a comunidade de São Pedro de Joselândia, no município de Barão de Melgaço – MT. A comunidade fica localizada a mais de 100 km da cidade, com difícil acesso. Fomos recebidos pela Associação de Moradores de São Pedro de Joselândia com uma dança típica da região, o Siriri. A apresentação foi tão envolvente que até a Rafa foi dançar na roda de Siriri!

Rafa entrou na roda de Siriri ao final da apresentação. Foto: Gustavo Figueirôa

Após a apresentação, tivemos mais uma roda de conversa, desta vez com integrantes da Brigada Pantaneira São Pedro de Joselândia, formada pelo SOS Pantanal com apoio do SESC Pantanal. A líder da brigada, Miriam Amorim, contou junto a outros representantes da brigada sobre os resultados positivos que a brigada trouxe para a comunidade. No primeiro ano de implementação da brigada, já reduzimos para zero o número de focos de incêndio, conforme o mapa abaixo:

Mapa mostrando a diferença de focos de incêndio entre 2020 e 2021 na comunidade de São Pedro de Joselândia.
Mapa: João Dias Scremin

Clique aqui para entender o que mudou dos incêndios de 2020 para 2021 no Pantanal.

O Pantanal chama as pessoas que precisam estar aqui, e essa viagem foi um chamado para mostrar a fundo o trabalho das brigadas e trazer a voz da Rafa Kalimann ainda mais perto desse paraíso da vida selvagem.