Skip to main content

Quais biomas cercam o Pantanal?

Por 13 de janeiro de 2022janeiro 16th, 2022Bacia do Alto Paraguai, Mapas, Notícias, Pantanal

Biomas são as maiores comunidades bióticas (vegetal e animal) possíveis de serem reconhecidas. São definidos considerando um grande conjunto de vida vegetal e animal, caracterizados pelo tipo de vegetação dominante e as interações entre os organismos vivos com o ambiente.

Existem 6 biomas no Brasil, além do sistema Costeiro-Marinho:

Mapa oficial do IBGE mostrando a divisão dos biomas Brasileiros. Fonte: IBGE

Cada um destes biomas apresenta características e dimensões diferentes, tornando-os únicos. Mas o Pantanal não ocorre apenas no Brasil, e a realidade não é tão simples como no mapa acima.

Biomas que cercam o Pantanal

Na prática, o Pantanal é cercado e sofre influência de 5 biomas, 3 no Brasil e 2 fora dele. São eles:

Apesar de o mapa oficial do IBGE mostrar que a planície pantaneira é cercada apenas pelo Cerrado e Amazônia, encraves do bioma Mata Atlântica são encontrados no entorno e até dentro do Pantanal, como é possível ver no mapa abaixo:

O Pantanal é cercado por 5 biomas diferentes. Mapa: Eduardo Reis Rosa – SOS Pantanal/MapBiomas

O Cerrado faz fronteira com toda a borda leste, sul e parte norte do Pantanal. Esse é um dos motivos pelo qual a planície tem grande influência da vegetação do Cerrado e inclusive de sua resiliência ao fogo.

Já a Amazônia divide a fronteira noroeste do bioma, onde a influência na vegetação nos permite encontrar exemplares de Vitória-régia (Victoria amazonica), ao longo do Rio Paraguai, descendo até a Serra do Amolar.

Os encraves de Mata Atlântica podem ser encontrados em regiões vizinhas ao Pantanal, como a Serra da Bodoquena, além de regiões dentro do Pantanal, na Serra do Amolar.

O Chaco, a maior floresta tropical seca da América do Sul, faz fronteira com o Pantanal no Paraguai e na Bolívia. Porém, apesar de não ser reconhecido oficialmente como um bioma no Brasil, existe uma pequena porção de Chaco que ocorre dentro do território nacional, em algumas regiões do município de Porto Murtinho – MS.

Da mesma forma que o Chaco, o Bosque Chiquitano ocorre prioritariamente no território Boliviano, mas uma porção desta eco região adentra o território brasileiro. Trata-se de uma floresta  que funciona como uma zona de transição entre o bioma úmido Amazônico e as florestas secas do Chaco.

Os 5 biomas que circundam o Pantanal.

Ecótono, um pouco de tudo

No final das contas, o Pantanal é considerado um grande ecótono. Um ecótono é uma região de encontro entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição de ambientes, onde diferentes comunidades ecológicas se encontram. Ou seja, a planície pantaneira tem influência de todos estes 5 biomas, é uma grande mistura!

 

Texto:

Gustavo Figueirôa

Apoio técnico:

Eduardo Reis Rosa – SOS Pantanal/MapBiomas

João dos Santos Vila da Silva – Embrapa Agricultura Digital