O programa Brigadas Pantaneiras é uma iniciativa de estruturação de brigadas rurais espalhadas por todo o Pantanal, com o objetivo de prevenir os incêndios, atuando logo no início dos focos. Combater os focos de incêndio logo em seu início é menos custoso, mais eficaz e previne a perda incalculável de biodiversidade e vidas humanas.

A formação das brigadas consiste em 3 níveis:

  • Capacitação: Fornecemos treinamento para os brigadistas com especialistas em combate à incêndios. Após os treinamentos, um profissional de nossa equipe visita regularmente as brigadas para reciclar os profissionais e dar suporte às brigadas.
  • Equipamentos: Disponibilizamos equipamentos de proteção individual (roupas de proteção anti-chamas) e de combate às chamas (abafadores, sopradores, bombas d’água e até tanques pipa), além de garantirmos a manutenção dos mesmos por pelo menos 3 anos.
  • Integração: Tão importante quanto treinamento e equipamentos, é a integração destas brigadas à rede do corpo de bombeiros. Assim, as ações de combate são coordenadas, mais efetivas e seguras.

Esse projeto foi possível graças às doações de pessoas físicas e empresas que sentiram