Skip to main content

Microrregiões Pantaneiras: Pantanal de Nhecolândia

Apesar de ser um bioma único, o Pantanal é formado por 11 microrregiões! Cada uma possui diferentes características naturais e pode abrigar distintas espécies de animais, que variam de acordo com as condições da região. E, para que você conheça todas, nós explicamos uma a uma no decorrer do tempo. 

Aproveitando o assunto do momento aqui nos canais do SOS Pantanal, que é a Expedição Pantanal 2019, nós vamos abordar a região de Nhecolândia, que foi o cenário da nossa viagem durante a segunda fase: Rio Negro

Foto: Instituto SOS Pantanal

PANTANAL DE NHECOLÂNDIA

Uma das maiores regiões da área pantaneira, o Pantanal da Nhecolândia destaca-se por sua imensa diversidade. Situado dentro do município de Corumbá, com uma parte em Rio Verde de Mato Grosso, ela está exatamente entre os rios Negro e Taquari. 

Você sabia que o nome da região é derivado do proprietário de uma das primeiras fazendas? Joaquim Eugênio Gomes da Silva, conhecido como “Nheco”, era filho do Barão de Vila Maria e foi o primeiro a se estabelecer no local. 

Principais características naturais

A região é muito marcada pela presença de baías e salinas. É a única área de todo o Pantanal que apresenta o mosaico de lagoas salinas e de água doce, entremeando cordilheiras com vegetação florestal e, entre estas, corixos e vazantes (por onde escoa a água das cheias), marcando corredores de vegetação de cerrado e campo. 

Foto: Instituto SOS Pantanal

Pecuária

A Nhecolândia é uma das mais expressivas regiões criatórias de gado do Brasil! As pastagens nativas constituem a base alimentar da região, que compõe unidades campestres e de cerrado no território. 

No entanto, a produtividade animal na região ainda é considerada baixa, ou seja, o aproveitamento pecuário do local continua limitado. Isso se dá, principalmente, pela fertilidade do solo, estacionalidade das pastagens nativas e falta de estratégias de manejo sustentável. 

O rebanho apresenta crescimento descontínuo, com ganhos e perda de pesos condicionados diretamente pelos efeitos que as inundações exercem sobre a região. 

Foto: Governo do Mato Grosso do Sul

Fazenda Nhumirim

A Fazenda Nhumirim foi adquirida pela EMBRAPA Pantanal em 1982. É a principal base de estudos na Nhecolândia, pois nela se concentra a maioria dos dados de pesquisas já realizadas sobre a região. Esses estudos foram feitos e publicados por inúmeros autores e referem-se a pastagens nativas e cultivadas, manejos reprodutivo, nutricional e sanitário em bovinos e corte; clima, solos, limnologia, octiologia, fauna, impactos ambientais; hidrologia, vegetação, flora, etc. 

A Fazenda localiza-se na transição entre a baixa e alta Nhecolândia. Caracteriza-se pelo bom nível de preservação ambiental e pela representatividade dos elementos naturais característicos da região, como presença das unidades de vegetação (campos, cerrados e florestas), unidades de relevo (baías, salinas, cordilheiras e vazantes), atraindo assim a fauna silvestre típica da região. 

Foto: EMBRAPA Pantanal