Skip to main content

GRANDES PARCEIROS: Fundação Toyota do Brasil

Por 13 de agosto de 2019novembro 30th, 2020Eventos, Pantanal, SOS Pantanal

Em 2011, o Instituto SOS Pantanal firmou uma parceria de extrema importância para a concretização da primeira Expedição Pantanal, realizada com o apoio da Fundação Toyota. Utilizando um veículo da parceira, o projeto percorreu dez rotas diferentes na região pantaneira, incluindo os pontos mais isolados, com o objetivo de mapear práticas sustentáveis nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia.

SOBRE A FUNDAÇÃO TOYOTA 

A Toyota tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente e por isso, busca, na fabricação de seus automóveis, contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Para unificar seus esforços sociais e assumir um maior compromisso com o Brasil, a empresa criou em 2009 a “Fundação Toyota do Brasil”, que visa promover a sustentabilidade, por meio de atividades de conservação ambiental e formação dos cidadãos. 

Importantes ações realizadas pela Toyota há tempos foram incorporados à Fundação, como por exemplo, o apoio ao Projeto Arara Azul, que já acontecia desde 1989, auxiliando na atividade de preservação ambiental na região do Pantanal sul-mato-grossense, e todos os projetos sociais implantados e suportados pela empresa nas comunidades onde opera – Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP).

Equipe do Instituto Arara Azul com o veículo da Toyota. (Foto: Rafael Munhoz)

PRIMEIRA EXPEDIÇÃO PANTANAL SOBRE 4 RODAS 

A bordo de uma Hilux SRV cabine dupla, a equipe da SOS, que era formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistas, percorreu o Pantanal identificando, registrando e divulgando as melhores práticas adotadas na região. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, que tinham a missão de estudar e documentar a culinária local.

O primeiro percurso da Expedição Pantanal teve início no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). O time percorreu localidades como Nhecolândia, Passo do Lontra, Abobral, Curva do Leque e Estrada Parque. Com a coleta de dados realizada ao longo da viagem, foi possível orientar estratégias para a proteção do Pantanal, possibilitando o diagnóstico de problemas socioambientais. 

Primeira Expedição Pantanal, em 2011. (Foto: Fundação Toyota do Brasil)

DESDOBRAMENTOS DO PROJETO

A Expedição Pantanal, que teve sua primeira viagem realizada há 8 anos, ainda fornece base para a preservação pantaneira até os dias atuais. As descobertas e estudos feitos naquela época, que só foram possíveis graças ao auxílio da Fundação Toyota do Brasil, promoveram estratégias seguidas ainda hoje pelos profissionais do SOS Pantanal. 

O veículo continua sendo utilizado pela equipe, que planeja uma nova Expedição Pantanal pelos principais lugares da região, a fim de atualizar os dados e coletar ainda mais informações capazes de ajudar na preservação do bioma. Com a evolução dos trabalhos feitos por lá, a nova Expedição aborda uma temática diferente, que foca no mapeamento de pontos de ecoturismo e projetos de conservação ambiental

Equipe presente na primeira Expedição Pantanal. (Foto: Fundação Toyota do Brasil)