Skip to main content

Dia Internacional da Diversidade Biológica

No dia 22 de maio, próxima sexta-feira, é comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica! De acordo com a ONU, “Cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção. Este ano [2020], o Dia Internacional da Diversidade Biológica tem como objetivo promover a sensibilização e esclarecer a importância da biodiversidade, bem como de outras questões globais relacionadas.”

Visto que o nosso papel é comunicar, dialogar e mostrar ao mundo, entre outras questões, a biodiversidade pantaneira, acreditamos ter um papel fundamental na luta por esse objetivo. Você sabia que o Brasil lidera o ranking de países com maior biodiversidade do mundo? São mais de 103 mil espécies animais e 43 mil vegetais registradas pela ciência! Com tamanha riqueza de flora e fauna, podemos dizer que é um dado previsível. Mas, o que poucos sabem, é que se o Pantanal fosse um país, estaria em 39º lugar. Isso mesmo, o Pantanal por si só tem uma diversidade ecológica maior que muitos países!

Foto: Gustavo Figueirôa

A BIODIVERSIDADE PANTANEIRA 

Hoje, o Pantanal possui aproximadamente 4.700 espécies conhecidas, dentre elas:

– Mais de 3.500 espécies de plantas 

(que variam entre plantas terrestres e aquáticas, gramíneas, arbustos, árvores de pequeno, médio e grande porte);

550 espécies de aves;

124 espécies de mamíferos;

80 espécies de répteis;

60 espécies de anfíbios;

260 espécies de peixes de água doce.

 

O bioma apresenta mais espécies de aves que a América do Norte inteira e mais peixes que todo o continente europeu! É santuário natural e refúgio para muitas espécies que se encontram ameaçadas em outros biomas, como a onça-pintada (Panthera onca), arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), ariranha (Pteronura brasiliensis), entre muitas outras. Esses dados representam um tesouro de valor incalculável não apenas para os brasileiros, mas para o mundo como um todo! 

Foto: Gustavo Figueirôa

Biologicamente falando, o Pantanal é uma fonte de conhecimento praticamente inesgotável. Por isso, acreditamos tanto no potencial de ecoturismo na região. Há muito para ser visto, conhecido e vislumbrado. Neste caso, informação e conhecimento são nossas melhores armas na luta pela conservação do bioma. 

Foto: Instituto SOS Pantanal

A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA CONSERVADA

Prezar pela proteção da biodiversidade vai muito além de uma preocupação ambiental. É uma preocupação pessoal. Apesar de todos os avanços tecnológicos, nós, seres humanos, somos completamente dependentes de ecossistemas saudáveis. Seja por uma questão de saúde, água, alimentos, medicamentos, roupas, combustível, abrigo ou até mesmo energia. 

De acordo com o professor da Escola de Ciências da PUC do Rio Grande do Sul, Júlio César Bicca-Marques, em artigo publicado pela universidade, “A biodiversidade trabalha para nós o tempo todo, nos oferecendo gratuitamente os seus serviços ecossistêmicos. As florestas protegem as nascentes de água potável que consumimos, amenizam as mudanças climáticas e regulam as chuvas. A grande maioria de nossas culturas agrícolas também depende do serviço de polinização oferecido por abelhas, vespas, mariposas, besouros e muitos outros animais. Sem eles a produção agrícola ficaria seriamente comprometida”.  

Foto: Wikicommons

A partir de todas essas informações, é possível compreender a grandeza do Pantanal. Ele não é apenas um território rico e bonito. Ele é necessário. A conservação do bioma representa a proteção de uma fonte de vida às plantas, animais e aos seres humanos que o rodeiam. Assim como propõe a campanha de Dia Internacional da Diversidade Biológica 2020 criada pela ONU, “as soluções estão na natureza”. Então junte-se a nós na busca e execução dessas soluções aplicadas no bioma pantaneiro. 

Para finalizar: nós achamos que um dia é muito pouco para representar a importância dessa data. Por isso, além do texto de blog, teremos uma programação semanal toda voltada à diversidade ecológica do Pantanal em nossas redes sociais! Acompanhe e compartilhe com os colegas.