Skip to main content

Campo Grande recebe Seminário Internacional do Pantanal

Por 31 de julho de 2017fevereiro 8th, 2022Notícias

G1, Mato Grosso do Sul

Campo Grande recebe na tarde desta terça-feira (9) o Seminário Internacional Pantanal, evento que vai discutir os problemas ambientais do bioma e apontar oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável para a região. O evento é organizado pelo instituto SOS Pantanal e na quarta-feira (10) será promovido em Cuiabá (MT) e na quinta-feira (11), em Brasília (DF).

O encontro vai reunir representantes do setor de meio ambiente, órgão públicos, instituições, organizações não governamentais, associações, pesquisadores e universidade para apresentar informações sobre os riscos ao bioma e ações para evitá-los.

Durante o evento serão apresentados estudos sobre ações desenvolvidos em biomas similiares, como os Everglades, nos Estados Unidos (EUA), e Okavango, em Botswana, na África. Também vão ser revelados detalhes do Atlas do Pantanal, o monitoramento sobre o desmatamento na região, feito pelo instituto entre 2014 e 2016.

O seminário será norteado pela chamada “Carta Caiman”, documento com uma série de compromissos assinado pelos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2016. Entre eles estão: dar celeridade na aprovação da Lei do Pantanal assegurando a proteção e o uso sustentável do Pantanal; estabelecer áreas de interesse para Econegócio, na planície e planalto; rever os plantios de monoculturas; estabelecer um mecanismo de regulação para implementação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e e assegurar o modelo de conservação da Reserva da Biosfera.

O evento será realizado no plenário da Assembleia Legislativa, no Parque dos Poderes, a partir das 13h30 (de MS).

Leia na íntegra