Skip to main content

O que são as comitivas pantaneiras?

Por 24 de março de 2020abril 14th, 2021Notícias, Pantanal

Para a população nativa do Pantanal, é muito comum avistar as famosas comitivas pantaneiras passando entre as estradas e áreas alagadas. Mas, você sabe o que são as comitivas? 

Aqui no bioma, o regime das águas dita as regras para todos os seres vivos existentes. Homens, vegetação, fauna, tudo se movimenta de acordo com os ciclos de seca e cheia, inclusive o gado, que é fonte de renda para muitos moradores. Os bois precisam ser levados por homens até as partes mais altas da região, para que sobrevivam às épocas de cheia. E assim nascem as Comitivas, que realizam esse transporte de forma segura e funcional. 

Foto: Registros do livro “Viagem a bordo das comitivas pantaneiras

Como funcionam as comitivas?   

Na maioria das vezes, o gado a ser transportado compõe a atividade pecuária de alguma fazenda local. Então, os próprios peões da fazenda costumam realizar o transporte dos animais. Em casos específicos, o fazendeiro contrata peões terceirizados apenas para a realização da tarefa. 

Apesar de ser o mais comum, não é somente o ciclo das águas que motiva as comitivas. A compra de gado de outras fazendas também estimula essa atividade. Muitas vezes os animais são comprados de outro estado, então precisam fazer a travessia para chegar à sua nova casa. 

Dentre os peões que conduzem o gado,  cada um possui uma função importante para comitiva ocorra da melhor forma. Entre outras funções, existe a do ponteiro, que vai guiando a boiada na frente. O meieiro, que vai ajudando no meio dos bois e por fim, o culateiro que vai controlando no final da condução. Além deles, ainda acompanha um cozinheiro, cuja função é montar o acampamento e preparar as refeições dos integrantes.

Foto: Registros do livro “Viagem a bordo das comitivas pantaneiras

Justamente para aguentar o tranco de toda a viagem, o cozinheiro deve preparar receitas fáceis, mas que dêem aos peões bastante “sustância”. Foi nesse cenário que alguns pratos típicos da culinária pantaneira ganharam força, como o Arroz Carreteiro e o Macarrão de Comitiva. Ambos levam carne seca (que é fácil de ser preparada e conservada), junto do arroz ou macarrão e alguns outros ingredientes especiais. Nutritivo e saboroso, perfeito!

Você também pode viver essa experiência!  

Hoje, as comitivas pantaneiras viraram até atrativo turístico! Em Miranda, os visitantes podem cavalgar pelas áreas alagadas da região, aprender a conduzir o gado pelas estradas, experimentar os deliciosos pratos servidos nos acampamentos e finalizar o incrível passeio descansando em uma rede sob a sombra das árvores. O roteiro oferece uma experiência única, proporcionando um verdadeiro mergulho na cultura regional. 

Foto: Rural News

De acordo com a principal operadora de turismo que realiza a atividade, toda a logística, segurança e estruturas necessárias são muito bem planejadas para que o turista tenha o máximo de suporte e conforto. Se vier ao Pantanal, não deixe de viver essa experiência (mas, claro, depois que a quarentena acabar e todos estivermos seguros, rs). 

 

Para nós, é um prazer comunicar e informar sobre os costumes mais tradicionais do Pantanal. Ressaltar a cultura rica do bioma e reforçar a importância de sua longevidade, abordando os rituais, culinária, festas, entre outros. Viva a cultura pantaneira!