Skip to main content

Expedição Pantanal 2019 | FASE 4: Refúgio da Ilha

Como você já sabe, a Expedição Pantanal 2019 foi um verdadeiro sucesso! Nossa equipe passou 25 dias visitando os principais projetos de conservação e pontos de ecoturismo da região. Dessa forma, buscamos aproximar laços e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável do Pantanal. Ao todo, foram mais de 5.000 km percorridos por terra. Mais de 600 km percorridos por rios. 11 municípios, 20 empreendimentos ecoturísticos e 11 projetos de conservação visitados!

Após a passagem pelo Refúgio Ecológico Caiman, seguimos nosso roteiro com destino ao Refúgio da Ilha, também situado na cidade de Miranda/MS.

Refúgio da Ilha 

Situada numa ilha formada por dois braços de rio, o Refúgio da Ilha está à beira das águas cristalinas do Rio Salobra, no Delta do Rio Salobra – encravado entre o norte da Serra da Bodoquena e o Rio Miranda. A pousada propõe um turismo sustentável, com um número limitado de visitantes e atividades diárias. Sua natureza é tão ou mais selvagem quanto as mais remotas regiões do bioma, mas com o diferencial do acesso fácil durante todo o ano. 

Foto: Diego Arruda

O rio Salobra nasce no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e atravessa por um lindo e bem conservado vale até desafiar na planície do Pantanal. Já na planície o rio se divide em vários braços, corixos, aluviões e alagados – característicos de um delta de rio – até sua foz no rio Miranda. Da Serra a planície do Delta, o rio Salobra conecta e sustenta estes importantes ecossistemas, a Bodoquena e Pantanal.

Comprometida com a conservação do ecossistema regional, a pousada oferece atividades de mínimo impacto ambiental, com expedições realizadas em pequenos grupos. São rios, matas, corixos, campos, baías e uma das maiores biodiversidades do mundo a serem contempladas na maior planície inundável do planeta.

Um fato interessante é que o Refúgio da Ilha começou como uma fazenda de cultivo de arroz. Perderam toda a plantação em decorrência de uma enchente, anos atrás e, a partir do ocorrido, perceberam a importância de desenvolver um negócio compatível com a dinâmica do local. De modo bastante inteligente, trocaram a agricultura pelo ecoturismo, explorando uma prática muito mais benéfica à região e aos proprietários.

Experiência do SOS Pantanal 

Chegamos ao Refúgio da Ilha no dia 12/10 e fomos muito bem recebidos pelo Mauricio Copetti, proprietário da pousada, cineasta e conservacionista. Ele nos levou pessoalmente para conhecer as belezas pouco exploradas da área, como o incrível Delta do Salobra.

Durante os dois dias de permanência no local, nós realizamos excelentes passeios de barco pelo rio Salobra, que nos permitiram avistar e fotografar diversas espécies da fauna nativa. Foi uma verdadeira imersão na biodiversidade local.

Foto: Diego Arruda

Após toda a experiência turística, nós ainda pudemos dar uma palestra aos hóspedes da pousada. Tivemos a oportunidade de explicar a Expedição Pantanal, seus objetivos e ressaltar a importância de ter uma área como a do Refúgio para a conservação do bioma. 

Confira o episódio completo dessa fase em nosso canal no Youtube:

Agradecemos ao Copetti e sua equipe pela receptividade e ótima experiência proporcionada. Nós e o Pantanal ficamos muito gratos por ter iniciativas como essa atuando por aqui!