Skip to main content

Conheça os sabores marcantes da culinária pantaneira

Por 19 de julho de 2019novembro 30th, 2020Pantanal

Belas paisagens, diversidade de fauna e flora, ecoturismo. O Pantanal é mesmo um universo à parte, capaz de encantar qualquer pessoa. Mas não é só de natureza que vive o nosso bioma, ele também traz uma imensa riqueza cultural e gastronômica. 

Sabia que a região tem mais de 250 espécies de peixes e quase 2 mil espécies de plantas identificadas? O resultado dessa abundância é uma mistura de ingredientes e sabores marcantes, que podem surpreender o seu paladar. 

Confira algumas das delícias mais consumidas na região:

ARROZ CARRETEIRO

 

 

 

 

 

 

 

Símbolo da culinária pantaneira, o arroz carreteiro vem carregado de tradição! Além de ser delicioso, o prato também traz a simplicidade como ingrediente principal, já que leva apenas arroz, carne seca e alguns temperos

A escolha da carne é justamente pela praticidade em seu transporte, uma vez que não exige refrigeração. Dessa forma, as peças são transportadas nos lombos dos próprios animais.  

TERERÉ DO PANTANAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito apreciado nas comitivas, o Tereré é a melhor forma de matar a sede no meio do Pantanal. A bebida leva água e erva mate, mas ao contrário do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. 

Tradicionalmente, o recipiente usado para servi-lo é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi. Mas, claro, nada impede que ele também seja consumido em copo de vidro, alumínio ou canecas de louça. O importante é apenas aproveitá-lo! 

CALDO DE PIRANHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peixe é o que não falta na maior planície alagável do mundo, certo? Logo, seria estranho se não trouxéssemos pratos típicos com essa iguaria. 

As piranhas são predadores extremamente vorazes, mas quando colocadas no prato, rapidamente se transformam em um dos caldos mais saborosos do Brasil! A receita é simples, e leva o peixe cozido (já sem escamas e espinhas). Depois, basta bater a carne no liquidificador, até obter um creme. Coloque-o no fogo, e adicione os mais variados temperos, como coentro, salsa, alho, tomate, pimentão e cebolinha. Refogue todos juntos e pronto. Você já pode se deliciar com um incrível caldo de piranha a lá Pantanal! 

MACARRÃO DE COMITIVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O macarrão de comitiva é, na verdade, uma adaptação do tradicional arroz de carreteiro. Os ingredientes base são apenas macarrão e carne de sol, mas há um segredo na preparação que faz toda a diferença: fritar o macarrão na banha de porco junto à carne. E, para adicionar ainda mais sabor ao prato, alguns chefes da região incrementam com caldo de frutas cítricas e alho. 

O macarrão oferece carboidratos e nutrientes suficientes para os peões que passam dias transportando o gado na vasta região, tornando-se a mistura perfeita para aguentar o árduo trabalho. 

 

Esses são apenas alguns dos milhões de sabores que você pode encontrar no Pantanal! Com tanta riqueza e tradições, o bioma merece ser conhecido, explorado e mais do que isso, precisa ser preservado! Por isso, nós da SOS Pantanal, lutamos diariamente para manter toda essa diversidade natural, cultural e gastronômica.