Skip to main content

8 fatos que fizeram de 2019 um grande ano

O ano de 2019 foi, de longe, um dos melhores para nós. Em comemoração aos 10 anos de atuação do SOS Pantanal, nós conseguimos aumentar o nosso potencial de trabalho e agir com maior efetividade na proteção  pantaneira. 

Não temos dúvida de que ainda há muito a ser feito. Mesmo que o Pantanal seja o bioma mais conservado do Brasil, alguns desastres ambientais assolaram a área e ele continua sofrendo ameaças. Por isso, é imprescindível que lutemos por políticas públicas mais rigorosas.

Em 2020, vamos aproveitar a força que ganhamos durante este ano, com as parcerias que fechamos e os laços que estreitamos para seguir lutando pela conservação da área. Cada dia que passa ficamos mais fortes. E o Pantanal também. 

GRANDES FEITOS DE 2019 

Março – 3° Encontro Carta Caiman

No dia 22 de março, ocorreu o III Encontro Carta Caiman. Durante o encontro foram abordados temas como o pagamento por serviços ambientais, identificação de econegócios e o quanto as propostas da Carta Caiman já haviam caminhado.

O evento aconteceu no Hotel Sesc Pantanal Porto Cercado, em Poconé, Mato Grosso. Flavio Ojidos, mestre em sustentabilidade trouxe a palestra “Conservação em Ciclo Continuo – como gerar recursos com a natureza e garantir a sustentabilidade financeira das Reservas Particulares do Patrimônio Natural- RPPNs”. Já o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Thomas apresentou uma proposta de compensação ambiental como oportunidade para o Pantanal.

 

Julho: Campanha Troco Solidário 

Entre os meses de julho e agosto, os moradores de Campo Grande/MS tiveram a oportunidade de doar seus trocos das compras realizadas na Rede de Supermercados Comper, para que nós pudéssemos continuar cuidando do Pantanal. 

A campanha foi um sucesso! Nós atingimos a meta de arrecadação e tivemos a honra de premiar as operadoras de caixa que mais ajudaram durante o período. Em um evento realizado na loja principal, as caixas Alessandra Castro e Giseli Moraes foram presenteadas com uma incrível viagem pelo Pantanal, onde poderão conhecer alguns pontos de ecoturismo da região. As demais profissionais visitarão a Fazenda Mimosa, patrocinada pelo nosso conselheiro Eduardo Coelho.

Campanha “Troco Solidário” realizada pelo Instituto SOS Pantanal.

Nós estamos utilizando o valor arrecadado para mapear o desmatamento na região, além de divulgar as belezas naturais e hospitalidade do povo Sul matogrossense. Muito obrigado a todos que participaram! 

 

Setembro – Lançamento da Jaguar Parade Brasil 

Seguindo a mesma dinâmica de eventos consagrados mundialmente, a Jaguar Parade Brasil 2019 agiu como um poderoso veículo de conscientização. O intuito do evento era espalhar a mensagem de preservação da onça-pintada e de seu ecossistema, por meio da arte pública, que foi exposta nas principais ruas e avenidas de São Paulo. 

O movimento artístico foi um sucesso! Após todo o período de exposição e interação com os cidadãos paulistanos, entre os meses de agosto e novembro de 2019, a Jaguar Parade realizou o leilão das onças, fechando o movimento artístico com categoria

Foto: Jaguar Parade Brasil

Ao todo, foram vendidas 46 obras, que geraram R$631.500,00. Metade do valor arrecadado está sendo destinado ao SOS Pantanal, Onçafari, Ampara Animal e Panthera Brasil, para que possamos continuar o árduo, porém gratificante trabalho de conservação das onças-pintadas. 

 

Agosto – Festa de 10 anos da SOS Pantanal 

Esse foi um ano muito especial para nós da SOS Pantanal, pois comemoramos 10 anos de muita história e esforços para conservar esse bioma tão rico. Desde 2009, trabalhamos diversas frentes da Instituição, auxiliando da melhor forma em nosso objetivo

Para comemorar os 10 de história e lutas pela preservação do Pantanal, realizamos um evento em São Paulo, reunindo importantes figuras do cenário de conservação ambiental do Brasil. 

Por meio do diálogo, que é um dos principais métodos de trabalho da SOS, grandes nomes como Roberto Klabin, Neiva Guedes e até mesmo o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, expuseram suas experiências e opiniões sobre os esforços realizados no bioma.

 

Agosto – PL da caça 

Também em setembro, nos juntamos ao Onçafari, Freeland, Mater Natura, Aliança Pró Biodiversidade e Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação na campanha #TodosContraACaça.

Em uma manobra relâmpago, deputados alteraram o texto do Projeto de Lei 3723/2019, o PL dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). De última hora, adicionaram ao texto alguns parágrafos que permitem o abate de animais silvestres dentro das propriedades rurais.  

 

Setembro – Fogo no Pantanal 

Os resultados dos incêndios que atingiram o Pantanal no ano de 2019 pareceram, de longe, mais danosos do que os anos anteriores. Nas áreas às quais tivemos acesso, percebemos impactos profundos na fauna, flora e até mesmo nas fazendas da região, obrigando os moradores locais a tomar atitudes rápidas para salvar o que pudessem no auge da queimada.

Neste período, o Pantanal registrou 334% mais focos de queimadas em comparação à 2018. Conforme nosso diretor-executivo, Felipe Augusto Dias, os incêndios costumam ter origem, na maioria das vezes, pela ação humana, seja intencional ou não. Além disso, os ventos fortes ajudam a propagar as chamas. Isso levou os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em parte cobertos pelo Pantanal, a decretarem situação de emergência devido à estiagem e às queimadas.

 

Outubro – Expedição Pantanal 

O mês de outubro foi um período muito importante para nós, pois colocamos todos os nosso esforços em campo junto da Expedição Pantanal 2019. A iniciativa, que nasceu em 2011 e está se repetindo agora, teve como principal objetivo o mapeamento e valorização dos projetos de conservação e ecoturismo atuantes na região. 

Para que a Expedição Pantanal fosse possível, nós contamos com o auxílio de ótimos parceiros, como a Fundação Toyota do Brasil, MTK Brasil, ABETA, Unidas e BTS Nature. Ao unir o melhor de cada colaborador, nós conseguimos planejar um roteiro estratégico, capaz de alcançar os mais diversos pontos de conservação e ecoturismo, levando a equipe em segurança, com conforto e fazendo ótimos registros para a posteridade.

Equipe participante da Expedição Pantanal 2019.

A viagem foi um verdadeiro sucesso! Nossa equipe passou 25 dias visitando os principais projetos de conservação e pontos de ecoturismo da região,  com o intuito de aproximar laços e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável do Pantanal. Ao todo, foram mais de 5.000 km percorridos por terra, mais de 600 km percorridos por rios, 11 municípios, 20 empreendimentos ecoturísticos e 11 projetos de conservação visitados!

Confira detalhes sobre a fase 1, a fase 2 e continue acompanhando nossas redes sociais para saber sobre as demais etapas. 

 

Novembro – Exposição Pantanal 

Após uma longa viagem junto da Expedição Pantanal, capturando as mais incríveis cenas da biodiversidade pantaneira, o fotógrafo de natureza Donal Boyd e sua equipe mostraram o bioma sob sua ótica.

Foto: Donal Boyd

O evento aconteceu na Gabriel Wickbold Gallery e contou com convidados muito especiais! Metade dos recursos arrecadados com as imagens foram destinados ao SOS Pantanal e Onçafari, com o intuito de ajudar nos esforços de conservação da fauna.