Skip to main content

SOBRE

O PANTANAL

O bioma

Localizado na Bacia do Alto Paraguai (BAP), constituindo uma planície sedimentar de aproximadamente 151.000 quilômetros quadrados. Com o seu maior território entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região abrange áreas na Bolívia e Paraguai.

É a maior área úmida do planeta, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. O Pantanal é Considerado um Ecótono (Complexo de Ecossistemas) pois trata-se de uma região de encontro entre 5 biomas: Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano.

Biodiversidade

Existem no Pantanal pelo menos 4.700 espécies, sendo 3.500 espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção.

Microrrerigões

Atualmente o Pantanal é subdividido em “11 microrregiões”. Cada uma possui diferentes características naturais e pode abrigar distintas espécies de animais, que variam de acordo com as condições da região.

Cheia e seca

Apesar de suas características, o Pantanal é um bioma frágil e altamente dependente da água. O regime hídrico depende das chuvas locais e, principalmente, daquelas que ocorrem nas cabeceiras dos principais rios, sendo que as grandes cheias são comandadas principalmente pelo Rio Paraguai.

Não há regularidade e exatidão dos meses secos e chuvosos, mas geralmente podemos dividir as estações entre:

Estação chuvosa: verão (novembro a março), com os meses entre dezembro
e janeiro apresentando o auge de precipitação. (Clique aqui e saiba mais)

Estação seca: outono e inverno (abril a setembro). Entre abril a julho, é a época conhecida como vazante, pois corresponde ao período em que a água está escoando de volta para os leitos dos rios. Já os meses entre agosto e setembro correspondem ao auge do período seco. (Clique aqui e saiba mais)

Dados sobre a extensão do bioma:

Planície Pantaneira no Brasil = 151.000 km2

Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP) no Brasil = 217.000km2

Soma de Planície e Planalto no Brasil = 368.000 km2

 

Planície Pantaneira Total (Brasil + Bolívia + Paraguai)= 195.000 km2

Planície + Planalto , ou seja, BAP no total (Brasil + Bolívia + Paraguai) = 610.000 km2

CONHECER PARA PRESERVAR

A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR DEPENDE DE VOCÊ!