Que tal ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população de maneira alegre e inspiradora, utilizando a arte, cultura e iniciativas concretas exemplares que propriedades, instituições de pesquisas, organizações não governamentais, associações e entre outros estão realizando de uma forma consciente?

É essa a proposta da exposição “O Pantanal é Aqui”. O evento teve sua primeira edição realizada em 2012, nos dois Estados que abraçam o Pantanal Brasileiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e acabou se tornando um dos projetos anuais do Instituto SOS Pantanal. Em 2013, além de passar por Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), a exposição fez uma itinerância em Corumbá (MS), Miranda (MS) e Bonito (MS).

– A estreia – “O PANTANAL É AQUI” 2012 – Boas Práticas

A primeira edição de “O Pantanal é Aqui” aconteceu de 16 de agosto a 02 de setembro de 2012, na praça de eventos do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (MS) e, logo em seguida, de 13 a 30 de setembro, no shopping Pantanal, em Cuiabá (MT), apresentando como tema os resultados da Expedição Pantanal, realizada em 2011.

A programação do evento, divertida e educativa, recebeu pessoas de todas as idades, conseguindo mobilizar a sociedade pelo seu caráter informativo e interativo, com rodas de conversas, apresentações culturais e musicais, e visitas monitoradas de escolas públicas e privadas.

O pano de fundo da Exposição e que atraiu os visitantes foram as fotos e vídeos feitos ao longo da Expedição. “O Pantanal é Aqui” conseguiu a ampliação do conhecimento da população em geral sobre o Pantanal, suas características e dinâmicas sociais, econômicas e ambientais. O evento materializa o foco do instituto em uma agenda positiva, demonstrando concretamente as boas práticas realizadas na região e as atitudes da sociedade pantaneira em prol da sustentabilidade, evidenciando de forma clara e objetiva os aspectos e dimensões observados ao longo da Expedição Pantanal.

Além das imagens feitas durante toda a expedição pelo jornalista Fabio Pellegrini, o evento ainda contou com imagens cedidas por dois fotógrafos:

Adriano Gambarini, fotógrafo especializado em documentar áreas remotas e apaixonado pelo Pantanal. Gambarini é autor fotográfico de livros de arte e também escreve para o blog da National Geographic desde o início da revista no Brasil.

José Sabino, que também cedeu imagens, é professor titular da UNIDERP, e diretor da empresa Natureza em Foco.  Sua produção acadêmica tem foco em história natural de peixes, comportamento animal e conservação da biodiversidade. Dedica, ainda, especial atenção à divulgação científica da biodiversidade do Brasil.