Expedição

Este post também está disponível em: Inglês

 

Poderíamos chamar a Expedição Pantanal de A Comitiva dos Saberes e Fazeres do Pantanal, já que se trata de um grupo de profissionais de várias áreas que conviveram com cheias e secas, inundações e poeiras, corixos e estradões, na busca de melhor conhecimento interpessoal e da originalidade produtiva das comunidades pantaneiras.

Equipes multidisciplinares garimpando periodicamente nas populações pantaneiras aquelas atividades e iniciativas que se destacam e que podem servir de modelo e contribuir para a melhoria do desempenho de outros grupos ou atividades similares.

Cada Expedição produz dados e conteúdo para a multiplicação das boas práticas identificadas. A Comitiva dos Seres e Fazeres caminha pelo Pantanal da esperança, o Pantanal que faz e que dá certo, o Pantanal inventivo, empreendedor e original em seu fazer e no seu novo olhar para fora, para além dos horizontes imensos da planície.

Foram estabelecidos temas que serão transformados em Indicadores, para que  estes aspectos sejam monitorados a cada edição da Expedição Pantanal, a ser repetida periodicamente. Desta forma, será possível acompanhar a evolução da adesão às práticas sustentáveis, bem como a criação de novas soluções. Os Indicadores serão relacionados aos seguintes temas:

Eixo Integrador: Gestão dos Recursos Naturais

Eixo Integrador: Desenvolvimento Local

Eixo Integrador: Cooperação e Parcerias

Após avaliação e tratamento dos dados, os resultados e as interpretações efetuadas são debatidos com instituições e atores chave, antes da publicação do relatório final, com vistas à incorporação de novas ideias a respeito dos dados e também revisões e correções, quando necessário.

De forma participativa, é feita a apresentação e debate sobre estas análises com lideranças e instituições que pudessem contribuir com a construção do conhecimento reunido na etapa de campo, o que traz maior legitimidade ao processo, incorporando a visão destes atores e instituições na construção coletiva das conclusões publicadas.

Com esta frente de trabalho o Instituto SOS Pantanal materializa seu compromisso de gerar conhecimento e de dar voz. de reconhecer e de valorizar aquilo que já foi testado e aprovado por aqueles que vivem na e dos recursos da BAP.

 

Relatório Técnico Expedição Pantanal 2011 – Julho 2012