Skip to main content

Expedição Pantanal: Brigadas Pantaneiras – O Resumo

Por 12 de agosto de 2021fevereiro 8th, 2022Expedição Pantanal 2019, Notícias

No dia 1 de agosto encerramos a maior expedição já organizada pela SOS Pantanal: a Expedição Brigadas Pantaneiras. Foram quase dois meses em campo treinando brigadas, apresentando a beleza do Pantanal para o mundo e principalmente mostrando a importância de se conservar esse bioma tão rico e peculiar.

 

Vamos fazer um resumão de tudo que aconteceu nessa expedição. Acompanha aí!

Iniciamos a expedição no final de maio com a missão principal de treinar e equipar mais de 20 brigadas de incêndios para o combate ao fogo no Pantanal. Esses treinamentos ocorreram tanto no Pantanal Sul, quanto no Pantanal Norte, e foram ministrados por profissionais do IBAMA/Prevfogo, Corpo de Bombeiros da ativa e reserva, além do Serviço Florestal Norte-Americano, que em parceria com o SOS Pantanal embarcaram nesta nobre missão de prevenção de incêndios florestais.

O objetivo principal dessas ações: Tornar a população local mais preparada para possíveis incêndios e evitar que desastres ambientais da proporção do ano de 2020 aconteçam novamente. 

 

Brigada Pantaneira de São Pedro de Joselândia a caminho da área de queima. Foto: Frico Guimarães

 

Além dos treinamentos dos brigadistas, levamos grandes nomes como a Rafa Kalimann e Mannuel Costa para acompanhar esse trabalho de formação e conhecer as belezas cênicas desse lugar. Através do olhar e vivência dos dois, milhares de pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre esse bioma tão importante.

 

Os treinamentos

Ao todo são 24 Brigadas Pantaneiras em todo o Pantanal. Foram 305 pessoas capacitadas, entre as 17 turmas que formamos, divididas em 21 fazendas e 18 comunidades. 4803 equipamentos, entre equipamentos de combate e de proteção individual, foram entregues às brigadas ao longo dessa expedição, além de 12 tanques pipas. 

Este ano serão quase 400 mil hectares abrangidos pela ação das brigadas rurais, entre os municípios de Aquidauana, Miranda, Corumbá, Ladário, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. 

Quer saber como acontecem os treinamentos? Confere aqui o texto que já publicamos anteriormente sobre isso. 

 

Brigada Pantaneiras Novo Horizonte treinando o combate com linha de abafadores. Foto: Gustavo Figueirôa

 

Brigadas no Pantanal Norte

PA Quilombo

Morro Velho

Vale da Benção

Aldeia Velha/ Florada

Vale do Jamacá

Brigada Vicente de Morais

São Pedro de Joselândia

São Francisco do Perigara

Alto Pantanal – Porto Jofre: Panthera

 

 

Brigadas no Pantanal Sul

Jatobazinho

APA Baía Negra

Porto Esperança

Fazendinha

Rio Negro

Barranco Alto

Barra Mansa

Santa Sophia

Porto Cyriaco

BR Pec

Novo Horizonte

Caiman

APA Estrada Parque Piraputanga

 

 

Visitas ilustres que deram visibilidade ao nosso Pantanal

Durante a expedição, tivemos a honra de receber a apresentadora Rafa Kalimann e o ator cearense Mannuel Costa. Além de conhecer o trabalho da SOS Pantanal, acompanhar e divulgar o trabalho de treinamento das brigadas, os nossos convidados puderam ver de perto as belezas que existem no Pantanal. Foram contemplados com avistamentos de onças-pintadas, jaguatiricas, ariranhas, araras-azuis e muitas outras espécies da fauna pantaneira.  

Muito obrigado Rafa Kalimann e Mannuel por aceitarem o convite para serem madrinha e padrinho das Brigadas Pantaneiras, ampliando o alcance de nossas ações. 

 

Rafa Kalimann e Mannuel Costa vestidos com o uniforme das Brigadas Pantaneiras. Fotos: Frico Guimarães

 

Quem tornou isso possível?

Esse projeto só está sendo possível graças a milhares de pessoas que doaram e continuam doando. Muito obrigado a você que se sensibilizou por essa causa de alguma forma nos ajudou.

Nosso muito obrigado aos grandes apoiadores dessa iniciativa. O movimento #ArtistasPeloPantanal , mobilizado pelo Documenta Pantanal, arrecadou recursos para continuarmos estruturando e mantendo as Brigadas Pantaneiras. Também agradecemos a NatGeo Brasil, Fundação Toyota do Brasil, Bank of America, Azul Linhas Aéreas, Luan Santana, Ideas Produções Artísticas e Instituto Phi por toda a parceria na arrecadação destes recursos.

Por último, mas não menos importante, agradecemos VOCÊ! Muito obrigado a todas as milhares de pessoas que doaram e nos permitiram realizar este projeto!