Skip to main content

Dia Mundial das Áreas Úmidas

Por 7 de junho de 2017novembro 16th, 2020Notícias

Áreas Úmidas e a Redução de Riscos de Desastres

Em 1997, o dia 2 de fevereiro foi instituído pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar como Dia Mundial das Áreas Úmidas (World Wetlands Day). A data foi definida em homenagem ao dia da adoção da Convenção: 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

A finalidade do Dia Mundial das Áreas Úmidas é estimular a realização, por governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas, para a necessidade de sua proteção e para os benefícios que o cumprimento dos objetivos da Convenção pode proporcionar.

A cada ano, o secretariado da Convenção sugere um tema para as ações desenvolvidas pelos países membros da Convenção de Ramsar.

Com o aumento da preocupação mundial em relação aos eventos climáticos extremos, a Convenção de Ramsar escolheu como tema de 2017 a discussão sobre a importância das Áreas Úmidas para a Redução de Riscos de Desastres.

Será lançado um concurso de fotos para jovens sobre Áreas Úmidas e a Redução de Riscos de Desastres no período de 2 de fevereiro a 2 de março de 2017 e poderão participar jovens de 18 a 25 anos, que deverão enviar suas fotos para o site www.worldwetlandsday.org . O edital estará disponível em breve, assim como os materiais de divulgação.

Dia Mundial das Áreas Úmidas 2017

A frequência de desastres em função de eventos extremos do clima no mundo duplicou em apenas 35 anos, e temos como exemplo as secas, os ciclones tropicais e inundações.
Segundo a ONU Água cerca de 90% dos perigos naturais estão relacionados com a  água e o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC) prevê um número maior de eventos extremos no futuro.

Por que a juventude?

Adolescentes e jovens têm grande interesse por temas ambientais, têm facilidade em lidar com tecnologia, redes sociais etc. e acreditam muito em suas habilidades para fazer a diferença. Eles atuam como formadores de opinião, levando mensagens para a família e grupos de amigos, causando um efeito que pode influenciar a sociedade em geral. Os jovens estão despertando para as questões ambiental e política, cada vez mais, no Brasil. Eles são motivados a acreditar que sua ação pode fazer a diferença. A organização de uma ação do Dia Mundial das Áreas úmidas pode fazer a diferença ao direcionar seu trabalho para os jovens.

A Convenção de Ramsar lançará em 2 de fevereiro de 2017 o Concurso de Fotos para Juventude sobre as Áreas úmidas e Redução de Riscos de Desastres.

– O concurso é aberto para jovens de 15-25 anos

– Todas as fotos devem ser tiradas com celular ou câmera digital em uma área úmida, de 2 de fevereiro a 2 de março de 2017, e enviadas, até às 24h do dia 2 de março de 2017, no horário Suíço,  para o site
www.worldwetlandsday.org

– Ao se inscrever o candidato concorda com as regras do concurso e com o fato de que a foto foi produzida por ele. Todos os direitos das fotos serão repassados para o Secretariado da Convenção de Ramsar e serão usados em eventos educacionais relacionadas com a conservação e o uso sustentável das Áreas úmidas.

– O prêmio será uma viagem para uma Área Úmida – um Sítio Ramsar, com a doação da passagem pela Star Alliance Biosphere Connections.

Publicação:
http://www.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/DiaMundial-2017/Areas-Umidas-que.pdf

 

Fonte: http://www.mma.gov.br/