Atuação

Este post também está disponível em: Inglês

O diferencial do Instituto está na promoção do diálogo entre representantes dos diferentes setores da sociedade e que são apaixonados pelo Pantanal. Por esta razão o Conselho do Instituto reúne pessoas dos diversos setores da sociedade. Está composto por empresários, proprietários rurais, representantes de universidades e do terceiro setor. Desta forma pretende-se assegurar que cada ponto de vista seja contemplado.

A estrutura organizacional do Instituto é composta pelo Conselho Diretor, Conselho Técnico Científico Político e Conselho Fiscal.

Para promover um diálogo sério, responsável e compromissado não basta apenas ter os diferentes setores representados é necessário ter informações imparciais e de credibilidade. Para isso o Instituto desde sua criação vem realizando ações que tem gerado um maior conhecimento sobre a sustentabilidade da região e da cultura pantaneira.

O Instituto tem a intenção de tornar-se um Centro de Referências de Boas Práticas, direcionando demandas para replicação ou aplicação em outros lugares.

Os instrumentos de trabalho da organização são:

– Mapeamento da Cobertura vegetal da BAP (Informação)

– Expedição Pantanal (Monitoramento de adesão de práticas dentro dos indicadores)

– Exposição “O Pantanal é Aqui” (Disseminação e engajamento da sociedade)