O PANTANAL PRECISA DE VOCÊ

Informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

VOLTAR

Expedição Pantanal

A Expedição Pantanal é um projeto que começou em 2011, com o objetivo de levar os profissionais a campo para mapear iniciativas que auxiliam na conservação da região, reconhecendo essas práticas e visando apresentá-las à sociedade e ao poder público. Este projeto nos permite estarmos mais próximos de quem realmente faz o Pantanal ser o que é. É uma ótima maneira de entendermos melhor a realidade de quem está no campo.

1ª Expedição Pantanal (2011)

Utilizando um veículo da parceira com a Fundação Toyota, a equipe da SOS, que era formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistaso projeto percorreu dez rotas diferentes na região pantaneira, incluindo os pontos mais isolados, com o objetivo de mapear as melhores práticas sustentáveis nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, que tinham a missão de estudar e documentar a culinária local.

O primeiro percurso da Expedição Pantanal teve início no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). O time percorreu localidades como Nhecolândia, Passo do Lontra, Abobral, Curva do Leque e Estrada Parque. Com a coleta de dados realizada ao longo da viagem, foi possível orientar estratégias para a proteção do Pantanal, possibilitando o diagnóstico de problemas socioambientais. Como subprodutos dessa primeira incursão pelo bioma, surgiu a exposição “O Pantanal é aqui” e o programa de rádio “Prosa Pantaneira“.

2ª Expedição Pantanal (2019)

Em 2019, a segunda edição da Expedição Pantanal aconteceu e foi um sucesso. Durante 25 dias, nossa equipe percorreu mais de 5.000 km de carro e outros 700 km de barco entre o Pantanal sul e norte. Os objetivos foram mostrar a importância do trabalho de projetos de conservação da biodiversidade no bioma e documentar o papel do ecoturismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico da região.

No total, foram 12 projetos de conservação e 20 empreendimentos de ecoturismo visitados, passando pelos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Bonito, Bodoquena, Jardim, Rio Verde, Poconé, Cáceres e Cuiabá. 

Em parceria com a BTS Nature, levamos o fotógrafo americano especializado em natureza e vida selvagem Donal Boyd  e sua equipe, para que registrassem Pantanal sob seu próprio olhar. Ao final da expedição, as fotos tiradas por Donal foram expostas na galeria Gabriel Wickbold, e o valor da venda das obras foi revertido para o SOS Pantanal e o Onçafari.