Skip to main content

Turismo em Bonito voltará a funcionar no dia 1º de julho

A partir do dia 1º de julho, o destino turístico de Bonito, no Mato Grosso do Sul, retomará suas atividades. As operadoras devem seguir todos os protocolos estabelecidos para a contenção do COVID 19, proporcionando assim, a segurança dos visitantes.  

O Decreto Municipal Nº 098/2020, publicado no dia 28 de abril de 2020 pela prefeitura de Bonito, previa a suspensão temporária de atividades com potencial de aglomeração, entre elas, os atrativos turísticos locais. Desde então, a cidade que depende do turismo para sobreviver ficou praticamente deserta. O retorno das atividades em Bonito estava previsto para junho, mas se tornou facultativo mediante a questão dos casos em São Paulo e nos grandes pólos emissores. 

No entanto, no dia 17 de junho de 2020, o Decreto Municipal  Nº 143/2020 sancionou a proibição das atividades até o dia 30 de junho, oficializando a decisão acordada entre os operadores locais de que a abertura acontecerá impreterivelmente no dia 1º de julho de 2020. Essa retomada significa muito para o município e seus moradores, que cuidarão para que todos as orientações de segurança sejam seguidas.

Recanto Ecológico Rio da Prata | Foto: SOS Pantanal

Para entender melhor como funcionará e quais serão os cuidados tomados nesse retorno, conversamos com Marco Antônio Tiago, da M26 Assessoria, que trabalha diretamente com o turismo na região.

“Como Bonito é um destino bastante seletivo e criterioso, houve a elaboração de protocolo para tudo. Existe protocolo para os guias, para os hotéis, restaurantes, para os atrativos turísticos e, especialmente, para os transportes compartilhados”, afirmou o assessor. 

Tivemos acesso a alguns dos protocolos, que estabelecem as seguintes orientações básicas para contenção do COVID 19: gestão de materiais, colaboradores e processos; limpeza constante das áreas comuns; apresentação de informativos aos visitantes; uso obrigatórios de EPIs (Equipamento de Proteção Individual); cuidados especiais com o setor de alimentação e transporte; entre outros. 

“A retomada do turismo local deve atender a todos os protocolos e proporcionar o distanciamento necessário entre as pessoas. Houve mudança no setor de alimentação dos atrativos, por exemplo, e teremos buffet assistido em todos eles. Enfim, pensamos em tudo para que essa volta às atividades ocorra da melhor forma possível, com toda segurança.”, explica Marco.

Boca da Onça Ecoturismo | Foto: SOS Pantanal

É importante lembrar que os casos em Bonito estão estabilizados, ou seja, não houve aumento no número de pessoas infectadas nos últimos dias. 

Falando um pouco sobre o Pantanal, já existem atrativos voltando gradativamente ao funcionamento. Aquidauana, por exemplo, nem sequer suspendeu as atividades devido ao baixo volume de casos. Miranda, por sua vez, através do Decreto Municipal Nº 2826, permitiu a volta de forma gradual de meios de hospedagem, atrativos turísticos, atividades de transporte turístico, eventos, agências de viagens e restaurantes. Então cada território tem agido de acordo com seu panorama, de forma individual. 

Foto: João Bachur/Onçafari

POSICIONAMENTO DO SOS PANTANAL 

Nós, como grandes apoiadores do ecoturismo, entendemos a importância da reabertura e retomada das atividades turísticas na região. O ecoturismo beneficia a população e economia local, além de promover a conservação ambiental. 

No entanto, acreditamos que esse processo deve ser gradual e extremamente cauteloso. É de fundamental importância o acompanhamento da evolução dos casos, para avaliar com segurança a possível necessidade de uma nova interdição. A saúde dos moradores e visitantes deve ser vista sempre como prioridade.

Ficamos à disposição dos operadores para qualquer ajuda que precisarem! Esperamos que toda essa triste situação global se resolva o mais breve possível e possamos retomar todas as atividades, a fim de explorar o máximo de seus potenciais. 

EXPEDIÇÃO PANTANAL 

Nós tivemos a oportunidade de conhecer a cidade de Bonito e suas belezas naturais antes da pandemia. É realmente um destino imperdível para os amantes de natureza! 

Você pode conferir essa incrível aventura em nosso texto de blog e, em breve, postaremos um vídeo compilado da viagem em nossas redes sociais. Então, continue acompanhando nosso Facebook e Instagram