Skip to main content

Rio Miranda sofre com os efeitos do desmatamento

Por 14 de janeiro de 2020abril 14th, 2021Bacia do Alto Paraguai, Meio Ambiente, Notícias, Pantanal

No último fim de semana, o Rio Miranda acordou totalmente irreconhecível. Coberto por galhos, bambus e troncos de árvores, além da grande quantidade de barro, o rio foi fechado pelos detritos, impossibilitando até mesmo a passagem dos barcos. O acontecimento repentino, resultado direto do desmatamento, assustou moradores do município e prejudicou o fluxo da economia local.  

O Rio Miranda ficou coberto por galhos, bambus e troncos de árvores. (Foto: Felipe Dias/SOS Pantanal)

De acordo com o diretor-executivo do SOS Pantanal, Felipe Dias, “a falta de proteção das margens ocasiona situações como a que está ocorrendo, causando além das perdas ambientais, muita perda econômica e social, principalmente daqueles que dependem da qualidade da água. O Rio Miranda é de extrema importância para a economia do Mato Grosso do Sul. Dentre os setores da economia, posso destacar: o turismo (ecológico,  aventura e pesca); a agricultura irrigada e o abastecimento urbano.”

PERÍODO DE CHEIAS

O Pantanal está, atualmente, vivendo seu período de cheias. Ou seja, sofre com fortes chuvas que elevam os níveis dos rios e causam alagamentos por toda a região. A última chuva que atingiu as áreas de Bonito, Bodoquena, Nioaque e outras localidades próximas acabou levando toda a sujeira dos afluentes para o Rio Miranda, especialmente no trecho próximo à ponte do Calcário, em Miranda. 

A última chuva que atingiu a região acabou levando toda a sujeira dos afluentes para o Rio Miranda. (Foto: Felipe Dias/SOS Pantanal)

Pesquisadores acreditam que o desmatamento, aliado à falta de proteção das margens do rio, seja a principal causa do fenômeno. Segundo o secretário municipal de Obras da cidade e coordenador da Defesa Civil, Amarildo Arguelho, “infelizmente nosso rio está assoreado pra cima e o desmatamento está incontrolável. Agora está mais perto do leito do rio, aí acontece isso.”

Moradores locais alegam que é até comum avistar o material no rio durante essa época do ano, mas dessa vez a quantidade foi surpreendente. E, para piorar, a previsão é que o fenômeno ocorra com ainda mais intensidade num futuro próximo, pois o rio está apenas começando a encher. Quando for ficando mais cheio, pode trazer ainda mais entulhos. 

SOLUÇÃO RÁPIDA

A limpeza do leito do rio já foi iniciada no próprio fim de semana. Com a ajuda de uma retroescavadeira, a prefeitura, Polícia Militar Ambiental e pescadores trabalham em conjunto, retirando aos poucos os detritos da água. 

A limpeza do rio segue em curso com a ajuda de uma retroescavadeira. (Foto: Felipe Dias/SOS Pantanal)

A boa notícia é que, conforme os galhos vão se soltando, já conseguem seguir o curso natural do rio. Com isso, o fluxo de navegação também pode voltar ao normal. Além do mais, o entulho não fica submerso na água, ou seja, não impacta a vida aquática da região.

No entanto, quando pensamos em soluções a longo prazo, é interessante que haja maior fiscalização e punição dos crimes ambientais ligados ao desmatamento. O ideal é sempre “cortar o mal pela raíz”, não apenas remediar seus efeitos.