Skip to main content

Expedição Pantanal: os principais pontos de ecoturismo de Bonito

Por 18 de outubro de 2019abril 14th, 2021Conservação, Meio Ambiente, Notícias, SOS Pantanal

A Expedição Pantanal está passando pela cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul! E, assim como o nome prediz, o local é um dos maiores acervos de belezas naturais do Brasil. Não à toa, recebe inúmeras visitas de turistas, buscando práticas ecológicas, aventureiras e de apreciação da natureza. 

Localizado a 265 quilômetros da capital do estado (Campo Grande) e distante 50 quilômetros de Corumbá, o destino está assentado sobre o Planalto da Bodoquena e a Depressão do Miranda. Possui lindos rios de águas transparentes, enormes cachoeiras, trilhas e uma imensa riqueza de fauna e flora regional. Toda essa beleza  salta aos olhos nos passeios de flutuação, nas grutas, balneários, mergulhos com cilindro e nos contextos mais aventureiros. 

Quer conhecer um pouco mais sobre os atrativos ecológicos da cidade? Dá só uma olhada:

ABISMO ANHUMAS

A caverna, com 72 metros de descida vertical até o fundo, é um dos principais de ecoturismo da cidade. Ao final da descida, o turista se depara com uma imagem fascinante das águas cristalinas, em um lago que se abre com mais de 80 metros de profundidade e cerca de 70 metros de largura. 

É quase impossível não ceder à tentação de mergulhar nas águas e flutuar em meio às formações rochosas consolidadas há milhares de anos. A impressão é realmente de estar em outra dimensão, que fica iluminada por uma única faixa de iluminação! 

O incrível Abismo Anhumas, atração de turismo ecológico ao redor de Bonito. (Foto: Alexandre Socci).

RIO DA PRATA 

Um dos atrativos mais famosos da cidade é o Rio da Prata. O passeio mais tradicional, que começa com uma caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, já exibe uma riqueza de flora e fauna, com aparições não raras de quatis, macacos, tamanduás, entre outros animais silvestres. 

Ao iniciar a flutuação, os visitantes logo se encantam com cardumes de variados tipos de peixes típicos do Pantanal, como dourados e curimbatás. E, é neste de clima de absoluta comunhão com a natureza, que turista pode seguir o percurso até o encontro dos rios Olho D’Água e Rio da Prata.

Atração de flutuação no Rio da Prata. (Foto: Marcio Cabral)

LAGOA MISTERIOSA 

Outro atrativo muito requisitado em Bonito, principalmente pelos mergulhadores, é a Lagoa Misteriosa. O local tem origem em uma caverna aquática no interior da lagoa, na qual uma coluna d’água ainda tem profundidade indeterminada (o mais ousado dos mergulhadores submergiu 220 metros!!!).

Diferente do Rio Prata, a lagoa não tem muitos peixes, e os que lá ocorrem costumam ser bem pequenos. No entanto, a transparência da água e o seu tom azulado garantem fotos dignas de prêmios! 

 

Lagoa Misteriosa, o paraíso para mergulhadores que visitam Bonito. (Foto: Daniel De Granville).

NASCENTE AZUL 

O passeio de flutuação da Nascente Azul é realizado na nascente do Rio Bonito que leva o nome de Nascente Azul. O trajeto se inicia com uma caminhada de 300 metros, passando por uma extensa cachoeira em véu que rende maravilhosas fotos. É também nesse trecho que está a Micro Central Elétrica (MCE ). A usina, de enorme valor histórico, gerava energia para a região há décadas e foi completamente restaurada.

Durante o percurso o turista pode contemplar uma variedade enorme de espécies de peixes e plantas aquáticas, ou seja, é uma experiência única e inesquecível! 

 

Atividade de flutuação na Nascente Azul. (Foto: Nascente Azul.)

A EXPEDIÇÃO PANTANAL 

Assim como foi relatado no post sobre a Expedição Pantanal, um dos nosso principais focos durante a viagem é mapear pontos de ecoturismo que fazem um incrível trabalho no Pantanal e arredores. Então, Bonito não poderia ficar de fora do roteiro. 

Durante nossa visita à cidade, vamos avaliar e aproximar os laços com pontos que oferecem atividades de mergulho, flutuação, rapel e outras atividades de aventura na região. 

Além de mapeá-los, também acompanharemos o fotógrafo de natureza Donal Boyd, junto de sua equipe BTS, para que ele possa fazer registros profissionais de todas as belezas naturais, fauna e flora de Bonito. 

 

Continue acompanhando nossas redes sociais para mais informações!