Skip to main content

Hoje (16) é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Por 16 de março de 2019janeiro 18th, 2021Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Notícias, Pantanal

No Pantanal, as mudanças climáticas trazem períodos de estiagem mais longos e extremos e influencia o regime das chuvas e, consequentemente, a ocorrência e duração das inundações – Foto: Philip Morton/ Creative Commons

*Por Fábio Paschoal

Hoje (16) é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi criada pela Lei 12.533/2011, com o objetivo de viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis e chamar a atenção para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

A principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas é o aumento da emissão de gases do efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), provenientes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento.

Temperaturas extremas, tempestades intensas e secas prolongadas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar, derretimento de geleiras são alguns dos reflexos das mudanças climáticas. Esse desequilíbrio ambiental faz com que os animais percam seu habitat e encontrem dificuldades na busca por alimentos. Muitas plantas não se adaptam às modificações e acabam perecendo.

Consequências das mudanças climáticas para o Pantanal

O Pantanal depende do ciclo das águas para sua manutenção. A alternância entre as temporadas de cheia e seca é extremamente importante para o bioma. Porém, as mudanças climáticas trazem períodos de estiagem mais longos e extremos e influencia o regime das chuvas e, consequentemente, a ocorrência e duração das inundações.

Um grupo de 25 pesquisadores de Universidades de Mato Grosso, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro percorreu 600 km dos rios Paraguai e Cuiabá, no Pantanal mato-grossense. Eles registraram as alterações ocorridas na paisagem ao longo do rio nos últimos anos e constataram que as mudanças climáticas estão acelerando o aparecimento de ilhas (em um lento processo de assoreamento) ao longo do Rio Paraguai.

Como diminuir o problema?

Para reduzir o impacto das mudanças climáticas é necessário reduzir as emissões de GEE com o uso de energias renováveis, melhoria na eficiência energética, nos transportes em grandes centros urbanos, além de reduzir o desmatamento.

Nós também podemos contribuir com ações menores. Utilizando os recursos naturais com responsabilidade, escolhendo produtos e serviços sustentáveis, reduzindo nosso consumo de energia e dando prioridade a atividades que reduzam a emissão de GEE. Com ações como essas, estaremos ajudando o planeta no combate às mudanças climáticas.

*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo da SOS Pantanal e da GreenBond

Um comentário