Skip to main content

Hoje é o Dia Mundial das Áreas Úmidas

Por 2 de fevereiro de 2019novembro 30th, 2020Atualidades

Pantanal, a maior área úmida do mundo – Foto: Mario Haberfeld

 

Hoje (2) é o Dia Mundial das Áreas Úmidas (World Wetlands Day). A data foi criada em 2 de fevereiro de 1997 durante a Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional, Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida como Convenção de Ramsar. O objetivo é estimular a realização de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas, para a necessidade de sua proteção e para os benefícios que elas podem trazer. Por isso, nós da SOS Pantanal gostaríamos de fazer uma homenagem à maior área úmida do planeta.

Localizado no coração da América do Sul, na Bacia do Alto Paraguai, o Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas na Bolívia e no Paraguai. É a maior planície inundável do mundo, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera.

É um ecossistema complexo com duas estações bem definidas: a seca e a cheia. Está em uma zona de encontro entre Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano e abriga 3.500 espécies de plantas, 550 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas estão em risco de extinção.

No entanto, o bioma enfrenta problemas. As principais ameaças vêm de fora. O desenvolvimento e manejo inadequado de terras para agropecuária causam erosões, sedimentação e poluição de rios. Barragens feitas para a construção de hidrelétricas alteram o regime hídrico natural. O crescimento urbano e populacional, normalmente seguido de obras de infraestrutura, como rodovias, barragens, portos e hidrovias, colocam em risco o frágil equilíbrio ambiental do Pantanal.

Áreas úmidas são importantes para o planeta por uma série de razões:

  • Absorvem e armazenam as águas das chuvas, reduzindo inundações e enchentes.
  • Em áreas com clima árido, liberam água e atrasam o início das secas.
  • Absorvem e estocam o carbono da atmosfera e têm um papel relevante na estabilização dos gases de efeito estufa e na contenção dos impactos das mudanças climáticas
  • Abrigam uma enorme biodiversidade
  • Reduzem a intensidade de ondas, tempestades, tsunamis, protegendo comunidades que vivem e trabalham na zona costeira de enchentes, avarias nas casas e perdas humanas.

Por tudo isso, é importante proteger o Pantanal e todas as áreas úmidas do planeta.

Para comemorar essa data e apoiar a conservação de áreas úmidas, convidamos você a compartilhar suas fotos tiradas no Pantanal com a #ClickPantanal no Instagram, marcando a SOS Pantanal (@sospantanal) no seu post. Vamos repostar as melhores fotos no nosso Instagram.

Texto: Fábio Paschoal. Biólogo, jornalista, guia de ecoturismo e produtor de conteúdo da GreenBond e da SOS Pantanal