Skip to main content

Lama se espalha por rios cristalinos de Bonito e ameaça paraíso

Por 7 de abril de 2019janeiro 18th, 2021Conservação, Meio Ambiente, Notícias

Rio da Prata antes (foto de baixo) e depois ( foto de cima) da chuva – Fotos: Divulgação

*Por Fábio Paschoal

O avanço da agricultura sem práticas de preservação ambiental ameaça as águas cristalinas dos principais pontos turísticos da cidade de Bonito (MS). O Rio da Prata foi tomado pela lama após uma forte chuva e deixou de ser transparente para se tornar marrom. Além do Prata, pontos de risco foram identificados nas regiões do Rio do Peixe, Nascente Azul e Gruta do Mimoso. No mês passado, as chuvas prejudicaram atrativos sitiados nas margens dos rios Formoso, Mimoso, Anhumas e do Peixe. Pelo menos sete passeios foram temporariamente suspensos, aponta a Campo Grande News.
“O assoreamento é resultado de uma mudança no uso do solo. Onde antes era pecuária, hoje é agricultura. O problema é que alguns proprietários não fizeram curvas de nível para deter as enxurradas. A atividade demanda uso de caminhões pesados para transporte de insumos e escoamento da produção e o aumento do uso das estradas contribui para o problema. Além disso, nesse momento, estamos com um volume de chuvas muito grande em um curto período de tempo. A somatória desses fatores levam a esses problemas que estão acontecendo em Bonito”, diz Felipe Augusto Dias, diretor-executivo da SOS Pantanal.
Com o desmatamento e o estabelecimento de plantações sem curvas de nível (técnica que diminui o efeito de enxurradas), a água da chuva provoca erosão, segue rapidamente para as estradas, chega aos rios menores levando sedimentos que desaguam nos rios de interesse turístico e provocam o turvamento das águas cristalinas e assoreamento.
Outra ameaça são drenos ilegais escavados por agricultores para secar o terreno e fazer o plantio em área de banhados, responsáveis por filtrar a água e reter partículas que acabariam nos rios. Sem os banhados, as águas recebem mais sedimentos e perdem a transparência característica da região.

O Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul (MPE/MS) instaurou diferentes inquéritos para apurar irregularidades. No mês passado, o governo do MS divulgou um decreto que determina que donos de propriedades rurais localizadas nos municípios de Bonito e Jardim apresentem à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) um projeto técnico de manejo e conservação do solo e água antes da execução.

No entanto, o Ministério Público apontou que o decreto é falho porque deveria ser válido também para os municípios de Bodoquena e Miranda. Mas o principal problema é que as regras se aplicam somente para produtores rurais que irão implantar lavouras. Os agricultores que já estão estabelecidos (os principais responsáveis pelo turvamento das águas e assoreamento dos rios) não precisam seguir o plano de conservação.

Se nada for feito, corremos o risco de perder as águas cristalinas de Bonito para sempre.

*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo da SOS Pantanal e da GreenBond

46 Comentários

  • Márcio Inácio disse:

    É muito triste saber que uma preciosidade dessa venha desaparecer por causa da ambição do ser humano. Enquanto que essa corja de políticos nada fazem em favor da natureza.

  • Ricardo disse:

    Lamentável. Um dos pontos turístico mais bonitos do Brasil. Deve ser feita denúncias ao Ministério Público, Promotor do Meio Ambiente, Ibama, GAEMA. Alguma providência deve ser tomada urgentemente. Essa situação pode ser evitada, basta o Poder Público querer. A Lei 9605/98 está aí para ser cumprida. Muitas famílias dependem do turismo nessa região, além do Meio Ambiente tão prejudicado. Se nada for feito, situações piores acontecerão.

  • JACIREMA disse:

    QUEM VAI PUNIR A VALE? por que se isto não acontecer, a punição, o assassinato do meio ambiente continuará a ser lucrativo.

  • Lamentável. Um dos pontos turístico mais bonitos do Brasil. Deve ser feita denúncias ao Ministério Público, Promotor do Meio Ambiente, Ibama, GAEMA. Alguma providência deve ser tomada urgentemente. Essa situação pode ser evitada, basta o Poder Público querer. A Lei 9605/98 está aí para ser cumprida. Muitas famílias dependem do turismo nessa região, além do Meio Ambiente tão prejudicado. Se nada for feito, situações piores acontecerão.

  • Iracema Maria Gomes disse:

    A verdade eh que eles não estão preocupados com o turismo de bonito,só pensam sempre em ganhar ganhar e no próprio umbigo ,a lei também não ajuda ,eh todo lugar né,que pena.

  • Maria Roney Leandro disse:

    E além de perder um paraíso ecológico, ainda compromete toda cadeia turística da região.

  • Lauro Job disse:

    Estivemos no meio do ano passado em Bonito. Não havia marcas “ainda” nos rios mas de fato a agricultura tinha tomado muito espaço do que vimos em 2013! Se não houver manejo aquele oásis de beleza, vai sucumbir, rios, flora e fauna!!

  • Glauciene disse:

    Eu sou Topografa,estou disposta a fazer as curvas de níveis. Não podemos deixar estragar Bonito.

  • Luiz Fabiano de Oliveira Rosa disse:

    Que tristeza saber disso, e ver tal crime hediondo e contra a humanidade diria!! Morei em Bonito de 1987 a 1991….Nadei muito nesses rios de águas cristalinas….pulava da ponte e saia a nado no Rio Formoso…Um rio maravilhosa com suas pirapotangas e dourados….Coisa inexplicável que só a natureza pode nos proporcionar. Infelizmente o HOMEM não deu muito certo!! Estou ainda esperando, torcendo muito, pela volta dos Dinossauros, porque tá difícil!! e mais, O Ministério Público do MS, com todo respeito, está a passos de tartaruga, em tal crime, tem que fazer doer no bolso desses criminosos, porque é só assim que eles entendem a gravidade de suas ações, aliás, ficaram sem entender, mas, o bolso vai doer!!! A NATUREZA NÃO PODE ESPERAR!!

  • Liliam da Silva disse:

    Fico triste com esse tipo de situação. Conheci a Nascente Azul o ano passado fiquei muito triste em ver essa situação.

  • Sandra Rosa disse:

    Triste !!! Meus netos será que verão bonito , bonito ?

  • Vinicius disse:

    Nossa está acabando tudo ! E não temos forças nem pessoas suficiente para combater td isso! Pois o capitalismo está acabando com tudo !

  • josicleide patricio disse:

    Em pleno 2019 o homem não tem essa compreensão que a natureza preservado é riqueza,fico muito triste de ver essa maravilha sendo destruída pela ganância do homem.

  • Murilo Castello Branco disse:

    Estive em Bonito em 2018, fiquei maravilhado com tanta beleza natural, passeios como flutuação no Rio da Prata e a caminhada na Cachoeira Boca da onça deixa qq passeio em Orlando, EUA com inveja de tanto recurso natural para o turismo. Quem cometeu tal crime ambiental deveria pegar 100 anos de prisão. Inclusive na época que estiva nessa região foi um período de muita chuva e os vídeos mostravam as águas cristalinas encobrindo as pontes e decks do Rio da Prata com um volume de água acima dos 5 m, mas a água se mostrava cristalina apesar do volume. Tristeza em ver tanta ganância e corrupção prejudicar a região. Espero que medidas judiciais sejam tomadas contra esses fazendeiros e funcionários que deveriam cuidar do meio ambiente. Com pesar, Murilo Castello Branco.

  • Jussara gabin disse:

    Urgente!!! Isso é pra ontem. Que triste!!! O povo da região precisa se manifestar em massa. É um crime. Agronégocio cobra caro da população, o enriquecimento de poucos.

  • Maria Lucia Freire disse:

    Oi Pessoal da SOS Pantanal.
    Tem como colocarem a data do dia da publicação?
    Para garantir a atualidade da informação.
    Belo trabalho.
    Abraços

  • Monica Wacker disse:

    Absurdo ! Uma tristeza imensurável!

  • Valeria disse:

    No estado do Paraná já existe esta consciência por parte dos agricultores

  • Roseli disse:

    Estive em Bonito e no Pantanal em 2010. Havia uma intensa atividade de terraplanagem e construção de rodovias em todos os lugares que passamos, até mesmo nas áreas do Cerrado que queimava em julho. Desolação foi o meu sentimento, por imaginar cwue era a chegada do “progresso”.
    Hoje sei que não tem volta, ou ação que possa barra isso tudo. Vou guardar as imagens do Passo da Lontra, no Rio Miranda, quando saímos para ver os jacarés a noite, na flor das águas. Guardar a brincadeira das lontras na água, nos passeios diurnos, assim como as capivaras às margens dos rios e os Tuiuiu quando alçavam vôo. Lembranças do dos mergulho no rio Formoso em Bonito e das trilhas na mata. Saudade… saudades…

  • Lisiane Carvalho disse:

    Enquanto o homem achar que não faz parte do meio ambiente, sofreremos problemas irreparáveis na natureza.

  • Rosângela dos Santos Souza disse:

    Fiquei muito triste com está notícias é muito lamentável que não haja uma atuação mais severa. Eu estive em Bonito duas vezes e se pudesse iria uma vez por ano, sou apaixonada por este lugar. Pretendo voltar e espero sinceramente que as autoridades tomem providências punitivas que venham evitar a destruição de Paraíso Ecológico!

  • Sinval disse:

    Que coisa ridícula isso! O lugar mais bonito do pântanal não tem proteção ambiental própria. Que país é esse minha gente? Acorda!!

  • Jose Maurício mendes disse:

    Muito triste mais isto e descanso das autoridades que se dizem competentes

  • Maria da Silva disse:

    E o que voces propõe,? Um abaixo assinado gigante,? Uma ação na justiça para protejer Bonito?

  • Natália disse:

    Essa matéria podia também lembrar que os donos dos caríssimos empreendimentos turisticos de Bonito como esse da foto (Rio da Prata – em media 200 reais por pessoa a visitação em baixa temporada) são exatamente os pecuaristas e agricultores da região! E seus empreendimentos turísticos só existem porque a lei os obriga a preservar 20% de seus latifúndios. É óbvio que pra essa gente não dá pra deixar 20% de terra parada sem gerar lucro, daí surgem os empreendimentos turísticos. Quem conhece Bonito sabe bem quem tem acesso a esses empreendimentos. Tem que ter grana pra curtir Bonito. Se querem falar de salvar os rios podiam também denunciar as maracutaias que envolvem toda a organização turística da região. Enquanto os “donos” das terras licram com a pecuária, monocuçtura e turismo, os indígenas seguem sendo expulsos e mortos e tendo suas demarcações reduzidas. Se os invasores brancos não estivessem ali, a proporção entre preservação e desmatamento seriam no mínimo invertidas ( ou seja, seriam no mínimo 80% de área preservada para 20% de area desmatada para plantio e criação de animais), o turismo seria sustentável não apenas nas aparências e acessível (e daria retorno financeiro para as cominidades locais) e os rios não estariam em risco. Pensem nisso.

  • Sol vieira disse:

    Em Bodoquena temos um sérios problema a pedreira que está devastando tudo bem perto da nascente do Campinas o corrego mais bonito de Bodoquena!

  • Rosa disse:

    Nossa! Que notícia triste. Sem palavras.
    Rio da Prata, o mais amado de todos na flutuação. Bonito é referência (ao meu ver) em Turismo sustentável. Quando estive na região, isso ficou bem nítido pra mim. Ler uma notícia dessa, é mais que lamentável é dolorido. A irresponsabilidade, a ganância do homem está destruindo toda a obra de Deus. Já nem digo, quanto à geração futura, a presente já perde muito.

  • Laura Furlan disse:

    Triste a morte dos rios no país, vamos continuar com campanha SOS Pantanal nas redes sociais, até que o problema é a conscientização atinja todos.

  • MARIA LUIZA LEITE FRANCO disse:

    ABSURDO destruirem esse PARAISO!
    E ai MINISTRO?

  • Lilian C Silva disse:

    Penso que deviam treinar voluntários sendo da região e até mesmo fora para que o governo ofereça ferramentas e equipamentos para fazer um plano de ação imediata para fazer proteger os rios , claro que para isso o pessoal teria que receber instruções de competetentes e ajuda alimentícia para o grupo .

  • Marcos de Macedo Dertoni disse:

    Lamentável, verdadeiro tiro no pé!

  • Kariny Tomazini disse:

    Triste ver poucos infelizes e gananciosos destruindo o paraíso de muitos … Estive em bonito no início do mês e pude perceber o quanto já destruíram o cerrado com plantações de soja que beneficiam apenas os ricos produtores …

  • Marcia disse:

    ola, desculpa, mas nao encontro na materia, a data em que foi postada. Poderias informar?

  • Roberto loss disse:

    Se quisermos mesmo alavancar o ecoturismo de Bonito e região, primeiramente deveríamos proibir a prática de fogos de artifício, replantio e plantio nas áreas urbanas e rurais de árvores frutíferas que alimentem os animais silvestres típicos da região e fazer ao longo dos municípios pequenos açudes para que os animais possam ter água para beberem além de corredores biológicos com matas interligando os mesmos além de asfalto com ciclovias largas e a cada 500 MTS lombadas largas e passagem subterrânea para os animais tbem. Aí teremos turistas e arrecadação e fauna e flora. Todos os proprietários dos pontos turísticos, inclusive o governo deveriam arcar com estes custos, pois só arrecadam e muito, pois custa o olho da cara cada passeio e não dão nada em troca da conversação.

  • MARCIA CONCEICAO DE MATOS disse:

    Muito triste ver isso, meu sonho era conhecer Bonito. E iria realizá-lo em agora em Agosto/19. Mas devido a essa tristeza que vem acontecendo, cancelei minha viagem com muito pesar e tristeza, mas quem sabe um dia conseguirei conhecer este lugar do jeito que era antes. E espero de verdade que alguma coisa seja feita pra que toda a natureza seja preservada.

  • Yara disse:

    Cadê a Polícia Ambiental ?????????

  • Maria da Glória de Mello Topan Rüdiger disse:

    Comprei um passeio para Bonito no final do mês de maio. Entrei em contato, após leitura dessa publicação com a empresa de Turismo e gostaria, mediante muilta que serei alvo no cancelamento , se há, em 1 mês possibilidade e de incidência de chuvas em Bonito e a situação ser a mesma ou pior.

  • Wanda Gain disse:

    Do not place false ads on blogs or websites about Google Ads with links
    attached. Provide Controversy: There 1 thing special about
    controversies build them pretty likely known. You can use
    trivia questions if require to.

  • She was irritating and finally got the judge you should do what was right.
    When someone attempts to result in you to feel guilty, this is about their envy, jealousy,
    insecurities. She succeeded associated with her always keep. https://www.ongbaby.com/blog/categories/lpe88

  • Paulo Jacomini disse:

    Ja perdemos Bonito Jardim etc o barro vai ficar sedimentado no fundos dos rios, esqueçam, acabou, os brasileiros conseguiram destruir os rios mais cristalinos do mundo, eu acho que nasci em planeta errado.

  • Mirjam disse:

    Infelizmente ja sabíamos que vai contesser. Tevi varias pessoas informando e avisando. Tem muitas vozes avisando que em 15 anos não vai ter mais águas cristalinas em Bonito. Ano passado organizamos introdução da Permacultura em Bonito com muito sucesso. Agora esta faltando recurso para um curso de Permacultura de 10 dias. Importante que vamos começar de mudar JÁ ! Cada um de nos!

  • Jane disse:

    It’s appropriate time to make some plans for the long run and it’s
    time to be happy. I’ve read this publish and if I may
    I want to counsel you some interesting issues or suggestions.
    Perhaps you could write subsequent articles relating to this article.
    I desire to read more things about it! Wow, this article is fastidious, my younger
    sister is analyzing these kinds of things, thus I am going to let know her.
    It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.
    I’ve read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or advice.
    Maybe you can write next articles referring to
    this article. I desire to read more things about it! http://dell.com/

  • Kiersten disse:

    I could not resist commenting. Well written! It’s
    appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I desire to suggest you some interesting things
    or advice. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!
    Ahaa, its fastidious conversation about this post at this place at this website, I have read all
    that, so at this time me also commenting here. http://nestle.com

  • Jim disse:

    I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. Personally, if all site
    owners and bloggers made good content as you did,
    the net will be much more useful than ever before.
    I am sure this post has touched all the internet visitors, its
    really really fastidious piece of writing on building up new weblog.

    Ahaa, its pleasant conversation on the topic of this paragraph here at this website, I have read
    all that, so at this time me also commenting at this place.
    http://pepsi.net

  • This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking
    more of your great post. Also, I’ve shared your website in my
    social networks! https://www.toto-mt.com

  • This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your great
    post. Also, I’ve shared your website in my social networks! https://www.toto-mt.com